Csongor, JuhosBarosa, Maria do Carmo Barahona de Lemos de Morais2023-02-062024-11-282022-12-28http://hdl.handle.net/10400.12/8978Dissertação de Mestrado rapresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaEnquadramento: A institucionalização é uma realidade social vivida por muitas crianças e jovens, designadamente, por serem vítimas de maus-tratos por parte dos cuidadores. Apesar de existirem diversos estudos que abordam a promoção e proteção de crianças e jovens contra os maus-tratos infantis, há pouca informação sobre as consequências, no desenvolvimento emocional de jovens, institucionalizados por sofrerem de maus-tratos. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo aprofundar o impacto da institucionalização no vivido emocional de uma jovem, que sofreu uma experiência de maus-tratos na infância. Método: Realizar um estudo de caso de natureza qualitativa à luz da teoria psicanalítica, com uma jovem institucionalizada que sofreu de maus-tratos na sua infância. A avaliação será feita a partir de oito sessões de acompanhamento psicológico com base na entrevista psicanalítica e na observação da jovem no contexto de acolhimento. Resultados: A partir da análise psicanalítica detalhada e dos princípios teóricos, evidencia-se que a jovem poderá ter desenvolvido um vivido emocional desajustado, com fortes carências afetivas, resultante dos maus-tratos de que foi vítima na infância, não estando, após institucionalização, a ter uma evolução benéfica no seu desenvolvimento emocional.Framework: Institutionalization is a social reality lived by many children, namely when they are abused victims of their caregivers. Notwithstanding the fact there are several studies approaching the importance of promoting children’s protection against child abuses, there is lack of information regarding consequences on the emotional development of institutionalized children who suffered abuses. Objective: The following study aims the analysis of the institutionalization impact on a child’s emotional development who suffered abuses. Method: Accomplish a qualitative case study, based on the psychoanalytic theory, with an institutionalized teenager that suffered child abuses. The evaluation will be done by performing eight sessions of psychological support based on a psychoanalytic interview and on the child’s daily observation living in the foster home. Results: From a detailed psychoanalytic analysis and theoretical principles it will be cleared that the young girl might have acquired a maladjusted emotional development with strong affective needs resulting from child abuses and might not have a benefic evolution of her emotional development after her institutionalization.porVivido emocionalMaus-tratos infantisInstitucionalizaçãoEmotional developmentChild abuseInstitutionalizationConsequências dos maus-tratos infantis no vivido emocional de uma jovem institucionalizada: um estudo de casomaster thesis203180348