Perrolas, Maria Paula de Carvalho Rodrigues2011-08-172011-08-171996http://hdl.handle.net/10400.12/792Dissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalNeste trabalho procurámos investigar as diferenças quantitativas (nível de sucesso) e qualitativas (tipo de erros) entre a leitura e a escrita. Trabalhamos com uma turma de crianças do 1o ano de escolaridade, que leram e escreveram individualmente (em tempos diferentes) dez palavras de cada estrutura: CV, VCV, Ditongos e CC. Verificamos que a estrutura das palavras tem influência nos resultados, tanto quantitativamente, como qualitativamente, quer para a leitura como para a escrita. Observamos que existe uma superioridade no sucesso de leitura comparada com a escrita, mas que a discrepância entre ler e escrever ocorre em ambos os sentidos, já que houve palavras que algumas crianças conseguiram ler e não escrever, apontando para uma independência entre os mecanismos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. As crianças não cometeram o mesmo tipo de erros na leitura e na escrita da mesma palavra, demonstrando que as ambiguidades da leitura não coincidem com as da escrita. Observamos diferenças no tipo de erros efectuados pelos leitores/escritores mais e menos eficazes.porLeitura e escrita no 1º ano de escolaridademaster thesis