Veríssimo, ManuelaDuro, Daniela Patrícia Pedro2014-05-032014-05-032013http://hdl.handle.net/10400.12/2817Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioEstudos realizados na infância e adolescência apontam para uma associação entre a manifestação de comportamento agressivo e a aceitação social. Procurando alargar, o conhecimento sobre o papel da agressividade e da vitimização na aceitação social, o presente trabalho teve como objectivo estudar a relação entre a prática de bullying e a aceitação pelos pares, em jovens adolescentes. Os participantes são 762 adolescentes (381 do sexo feminino e 381 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos (M=13,16, DP=1,04), estudantes do 7º ano de escolaridade, de escolas da região da Grande Lisboa. A aceitação social assim como a agressividade e a vitimização foram avaliadas através do Extended Class Play (Rubin, Wojslawowicz, Rose-Krasnor, Booth-LaForce & Burgess, 2006a). Foram encontradas diferenças significativas entre adolescentes agressivos e adolescentes vitimizados ao nível da aceitação pelos pares.ABSTRACT: Studies conducted in childhood and adolescence point to an association between aggressive behavior and social acceptance. Looking to expand, the knowledge about the role of aggressiveness and victimization in social acceptance, the purpose of the present study was to examine the relationship between the practice of bullying and peer acceptance, in young adolescents. The subjects were 762 adolescents (381 females and 381 males), aged between 10 and 15 years (M = 13.16, SD = 1.04), students from 7th grade, in schools in the Lisbon greater area. Social acceptance, aggressiveness and victimization were assessed using the Extended Class Play (Rubin Wojslawowicz, Rose-Krasnor, Booth-LaForce & Burgess, 2006). Significant differences were found between agressive and victimized adolescents at the level of social acceptance.porBullyingAceitação socialAdolescênciaBullyingSocial acceptanceAdolescenceBullying e aceitação social em adolescentes do 7ºano de escolaridademaster thesis201082837