Gaitas, SérgioBonifácio, Islânia Natanielly Mendes2022-02-032022-02-032021-11-25http://hdl.handle.net/10400.12/8489Dissertação de Mestrado rapresentada no ISPA — Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.O presente estudo pretende investigar se uma intervenção fundamentada em estratégias da Análise Aplicada do Comportamento (AAC) propicia a inclusão de crianças com autismo no jardim de infância. Recorreu-se a um estudo de caso com base num indivíduo que frequenta a Educação Pré-escolar. O estudo decorreu em dois momentos distintos: 1) Entrevistas (Educadora e Mãe); e 2) observação do aluno, em sala de aula. Espera-se, com esta investigação, demonstrar como a AAC pode contribuir para a inclusão escolar de crianças diagnosticadas com autismo.The present study intends to investigate whether an intervention based on Applied Behavior Analysis (AAC) strategies promotes the inclusion of children with autism in kindergarten. We used a case study based on an individual who attends pre-school education. The study took place in two different moments: 1) Interviews (Educator and Mother); and 2) student observation in the classroom. It is hoped, with this investigation, to demonstrate how AAC can contribute to the school inclusion of children diagnosed with autism.porInclusão escolarAnálise aplicada comportamento (AAC)Estratégias interventivasSchool inclusionApplied behavior analysis (AAC)Intervention strategiesAnálise aplicada do comportamento como estratégia interventiva no desenvolvimento, aprendizagem e inclusão no jardim de infância : Um estudo de casomaster thesis202859002