Lopes, Carlos2015-10-282015-10-282015Actas do 12º Congresso Nacional BAD. Évora: BADhttp://hdl.handle.net/10400.12/4074A unidade curricular “Comunicação e Recursos Bibliográficos” integra o curriculum académico de todos os estudantes do Mestrado de Psicologia Comunitária no ISPA-Instituto Universitário desde o ano letivo 2009-2010, criada no quadro do processo de Bolonha e segundo as diretrizes do Espaço Europeu do Ensino Superior. Trata-se de uma nova disciplina que tem como objetivo potenciar a literacia da informação nos estudantes e o desenvolvimento de competências como pesquisar, selecionar, avaliar, usar e comunicar informação com foco nos processos de investigação. A docência desta unidade é realizada por um profissional da informação integrado e conta com a colaboração dos serviços do Centro de Documentação, que asseguram algumas sessões práticas. Apresentamos, como estudo de caso, um balanço da evolução da unidade curricular – após cinco cursos realizados –, quer nos resultados académicos quer nas repercussões no uso dos serviços e recursos da Biblioteca com ênfase nos seguintes vetores: avaliação da unidade curricular obtida pelos estudantes nos processos de aprendizagem; a importância da integração destes conteúdos em unidades curriculares; e a cultura de colaboração entre os profissionais da informação e docentes/investigadores.porLiteracia da informaçãoCompetências informacionaisCultura de colaboraçãoDesenvolvimento curricularEnsino superiorAs competências da literacia da informação integradas nos curricula académicosconference object