Martins, Margarida AlvesPinto, Jorge BentoPimenta, Maria de Lourdes Zagalo Alves2013-02-092013-02-091980Análise Psicológica, 1 (1), 9-230870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/1992Os autores do presente artigo analisaram a forma como os técnicos de ensino especial, que se ocupam de crianças débeis mentais em instituições, as percepcionam, e quais as razões que invocam como sendo a origem das suas eventuais dificuldades. Partindo da hipótese que o poder institucional dos técnicos e o tipo de relação com as crianças determina a forma como são percepcionadas as suas características e possibilidades de êxito escolar e profissional, assim como o tipo de explicação invocada para estes factos, analisaram uma instituição para crianças débeis médias, em Lisboa. As conclusões, ainda que provisórias, apontam, de facto, no sentido das hipóteses formuladas.porEnsino especial: Instituições de recuperação ou instituições de marginalização? Análise dum internato para «crianças débeis»journal article