Almeida, Tiago Alexandre FernandesSilva, Ana Cristina2013-03-162013-03-162011In C. Gonçalves e C. Tomás (Orgs.), Atas do V Encontro do CIED - Escola e Comunidade (pp. 339-350). Lisboa: Escola Superior de Educação978-989-95733-3-8http://hdl.handle.net/10400.12/2065Este estudo procura analisar qual o impacto de diferentes metodologias de interação (didática diretiva e didática construtivista) na evolução das conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita. Foram definidos três grupos (2 experimentais e um de controlo) com participantes de idade pré-escolar que foram convidados a participar em 6 sessões de intervenção com diferentes formas de interação em função do grupo. Os resultados indicam que os participantes cuja interação adulto-criança se baseou em princípios construtivista evoluíram significativamente mais do que todos os outros participantes. ------ ABSTRACT ------ The aim of this was analyse the impact of different methodologies for interaction (directive didactics and constructivist didactics) in the development of children's conceptualisations on written language. Three groups were defined (two experimental and one control) with pre-school participants who were invited to participate in six intervention sessions with different forms of interaction depending on the group. The results indicate that participants whose adult-child interaction was based on constructivist principles evolved significantly more than all other participants.porEscritas inventadasInstrução didáticaInstrução construtivistaWritten languageConstructivismDidactics"Só apanhei o F que é da última" - Descobrir ou mostrar? Uma abordagem à promoção do conflito cognitivo em crianças de idade pré-escolarconference object