Gomes, Elisabete XavierSilva, Carlota Santos Silva Pereira da2017-09-302017-09-302017-07-24http://hdl.handle.net/10400.12/5822Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO século XXI é marcado pela incerteza de um mundo em rápida transformação. É urgente pessoas inovadoras e criativas, capazes de resolver os problemas e desafios que surgem na sociedade contemporânea. É necessário que os sistemas de educação se abram a novas ideias, desenvolvendo novas conceções de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o presente relatório estuda o modo como a criatividade pode ser promovida no 1.º CEB, mais precisamente qual o papel do professor, qual o ambiente facilitador deste fenómeno e quais as características das situações pedagógicas que melhor asseguram a sua promoção. Foram propostas situações de ensino-aprendizagem no âmbito de uma intervenção/investigação em 1.º CEB que foram objeto de observação, fotografia, recolha notas de campo descritivas e detalhadas e entrevistas aos participantes com base em uma abordagem qualitativa. Após a análise e reflexão destes momentos, apresento as considerações finais e refiro a pertinência deste estudo no âmbito das novas tendências da educação, realçando o modo como esta investigação contribuiu para a mais profunda compreensão sobre o que é ser professora e educadora, sobre o meu perfil profissional e as minhas crenças.The 21st century is characterized by the uncertainty of a world undergoing a quick and deep transformation. Therefore, contemporary societies need urgent, innovative, creative and problem solving people, able to face and deal with challenges. New educational systems must be open to updated ideas thus developing new teaching/learning conceptions and methods. This report accounts for the way creativity might be promoted in primary education, mainly focusing on the role of the teacher as a facilitator of learning and on which features in pedagogical situations best raise and assure creativity promotion. Teaching/learning situations co-related with investigation in action have been observed. Photographs, descriptive detailed field notes have been collected as well as interviews to participants based on a qualitative approach. My final considerations underline the accuracy of this study, referring the new trends in education and the way the investigation has contributed to a better and deeper understanding of what being a teacher and an educator means and what my professional profile and my beliefs actually are.porEducação no século XXICriatividade1º CEBPapel do professorPromoção da criatividadeEducation in 21st centuryCreativityPrimary educationRole of teacherCreativity promotionEducação no Séc. XXI: O papel da criatividade no 1º ciclo do ensino básicomaster thesis201721864