Monteiro, VeraReboredo, Ana Rita Soeiro Marinho2020-03-182020-03-182020-01-152013-10-24http://hdl.handle.net/10400.12/7472Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Psicologia na área de especialização de Psicologia da Educação apresentada no ISPA - Instituto Universitário no ano de 2019.A presente pesquisa fundamenta se maioritariamente na teoria da aceitação/rejeição (IPARTheory) de Rohner (1986, 2004). Esta teoria defende que a dimensão do afeto parental varia segundo um continuum cujos extremos são a aceitação e a rejeição parental (Rohner, 2004). O afeto físico e psicológico é uma característica da aceitação parental. Por outro lado, a ausência de afeto pode assumir a forma de hostilidade e agressão, indiferença e negligência e, ainda, de rejeição indiferenciada. Estas assumem se como características da rejeição parental. A rejeição parental tem sido associada na literatura a várias consequências negativas como a possibilidade de desenvolvimento de perturbações emocionais e/ou comportamentais e o insucesso académico (Ali, 2011; Khaleque & Ali, 2017; Rohner, 2004, 2016; Tulviste & Rohner, 2010). Pretende se assim explorar em que medida a perceção de aceitação/rejeição parental contribui para o desempenho académico de sujeitos escolares a frequentar o 3º ciclo de escolaridade e testar o papel de certas variáveis individuais nomeadamente do ajustamento psicológico, autoconceito académico e motivação para a aprendizagem, no contexto desta relação. Para tal procedemos ao estudo das propriedades psicométricos dos instrumentos que utilizámos, tendo o mesmo revelado bons valores. Analisámos um modelo hipotético de variáveis, com base nas relações que haviam sido encontradas na literatura. Em termos globais, os resultados por nós obtidos apontam para o efeito direto da perceção de aceitação parental no desempenho académico dos alunos, e para o efeito indireto da perceção de aceitação materna e do ajustamento psicológico dos alunos no seu desempenho académico. Os resultados sustentam, ainda, o efeito das perceções de aceitação/rejeição parental, pai e mãe, no ajustamento psicológico dos filhos e para um efeito do ajustamento psicológico no autoconceito académico. Por sua vez, o autoconceito académico revelou efeito na motivação para a aprendizagem e, especialmente, no desempenho académico. Procedemos, ainda, a análises diferenciais em função do género e do ano de escolaridade. Os alunos revelaram, a nível geral, níveis adequados quanto à aceitação parental, pai e mãe e relativamente ao ajustamento psicológico. As raparigas e os rapazes não revelaram diferenças significativas, quanto às perceções de aceitação/rejeição materna e paterna, nem concernentes ao ajustamento psicológico. Apesar disso, os rapazes demonstraram percecionar mais agressão por parte do pai do que as raparigas. As raparigas revelaram níveis mais elevados de instabilidade emocional que os rapazes. Os alunos do 9º refletiram percecionar maiores níveis de rejeição parental, paterna e materna, que os alunos dos restantes anos. Foram também aqueles que evidenciaram uma visão mais negativa do mundo.The present research is based mainly on Rohner´s Interpersonal Acceptance/Rejection Theory (IPARTheory) (Rohner, 1986, 2004), which argues that the dimension of parental affection varies according to a continuum whose extremes are parental acceptance and rejection (Rohner, 2004). Physical and psychological affection is a characteristic of parental acceptance. On the other hand, the absence of affection may take the form of hostility and aggression, indifference and neglect, and even undifferentiated rejection. These are assumed to be characteristics of parental rejection. Parental rejection has been associated, in the literature, with a number of negative consequences, such as the possibility of developing emotional and/or behavioral disturbances and academic failure (Ali, 2011; Khaleque & Ali, 2017; Rohner, 2004, 2016; Tulviste & Rohner, 2010). The aim here is to explore the extent to which the perception of parental acceptance/rejection contributes to the academic performance of students attending 3rd cycle of schooling, and to test the role of certain individual variables, namely psychological adjustment, academic self-concept and motivation for learning , in the context of this relationship. We studied the psychometric properties of the instruments used. The same revealed good values. We analyzed a hypothetical model of variables, based on the relationships that had been found in the literature. Overall, our results point to the direct effect of parental acceptance perception on students' academic performance, and to the indirect effect of perceived maternal acceptance and psychological adjustment of students on their academic performance. The results also support the effect of parental acceptance/rejection perceptions, father and mother, on the psychological adjustment of the children and for an effect of psychological adjustment on academic self-concept. In turn, academic self-concept revealed an effect on motivation for learning and especially on academic performance. We also carried out differential analyzes according to gender and year of schooling. Students generally revealed adequate levels of parental acceptance, and psychological adjustment. Girls and boys did not reveal significant differences in perceptions of maternal and paternal acceptance/rejection, nor concerning psychological adjustment. Despite this, the boys showed more perceived paternal aggression than girls. Girls showed higher levels of emotional instability than boys. The students of the 9th year of schooling reflected higher levels of parental, paternal and maternal, rejection than students from the remaining years. They were also those who showed a more negative worldview.porAceitação/ rejeição parentalAjustamento psicológicoAutoconceito académicoMotivação para a aprendizagemDesempenho académicoParental acceptance/rejectionPsychological adjustmentAcademic self-conceptMotivation for learningAcademic achievementA relação entre a aceitação/ rejeição parental, o ajustamento psicológico, o autoconceito académicos, a motivação para a aprendizagem e o desempenho académico do adolescentedoctoral thesis101423713