Peixoto, Francisco José BritoMata, Maria de Lourdes Estorninho NevesMonteiro, VeraSanches, Ana Cristina PiresRibeiro, Rui BártoloPipa, Joana2017-03-312017-03-312017Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion e Avaliacao Psicologica, 1 (43), 71-87. Doi: 10.21865/RIDEP43_711135-3848http://hdl.handle.net/10400.12/5369Este estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis.The main goal of this research was the analysis of the psychometric proprieties of a self-concept and selfesteem scale and the study of the self-concept organizational structure in pre-adolescents. Participants were 774 Portuguese students attending 5th and 6th grades. The scale used assesses seven specific dimensions of self-concept (school competence, athletic competence, social acceptance, physical appearance, native language competence, mathematics competence, behavior), as well as self-esteem. Confirmatory factor analyses supported the multidimensionality of self-concept, and a bi-factor model with two global factors (academic self-concept and non-academic self-concept) was the one that presented a better fit. This model enables to integrate structural characteristics of self-concept that seemed to be incompatible in previous research.porEscala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA)AutoconceitoAutoestimaPsicometríaPré-adolescentesSelf-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA)Self-conceptSelf-esteemPsychometricsPre-adolescentsValidação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceitoValidation of the self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) and analysis of structural organization of self-conceptjournal article10.21865/RIDEP43_71