Martins, Margarida AlvesSalvador, Liliana Ferreira dos Santos2018-01-172018-01-172017-12-19http://hdl.handle.net/10400.12/6066Tese de Doutoramento em Psicologia na àrea de especialidade Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver um programa de escrita em interação com crianças em risco de dificuldades na aquisição da leitura, numa fase inicial em que ainda é possível atuar ao nível da prevenção. Foram realizados dois estudos, sendo que no primeiro se pretendeu avaliar o impacto desse programa na leitura, escrita, consciência fonémica e motivação de crianças do 1º ano de escolaridade que manifestavam já dificuldades. Adicionalmente, quisemos apurar se as crianças que beneficiaram do programa de escrita em interação tiveram desempenhos semelhantes ao das restantes crianças da turma na leitura no final do ano. Foram selecionadas 53 crianças com baixo desempenho em consciência fonológica, conhecimento do alfabeto e leitura de palavras, e que foram informalmente referenciadas pelos professores como estando em risco. Foram então constituídos três grupos estatisticamente equivalentes: grupo experimental, que desenvolveu atividades de escrita em interação; grupo de comparação, que realizou atividades de consciência fonológica; grupo de controlo, que realizou atividades de cópia. As crianças foram aleatoriamente distribuídas pelos três grupos e, posteriormente, constituídos grupos de duas crianças que trabalharam em conjunto até ao final das sessões. Foram realizados pré-testes de leitura, escrita, consciência fonémica e motivação, aos quais se seguiu o desenvolvimento dos programas ao longo de 12 sessões, com duração de 20 a 30 minutos cada e frequência bissemanal. Uma semana após o final das intervenções foram realizados os pós-testes. Recorreu-se a diversas ANCOVAs para analisar os dados recolhidos que mostraram que o grupo de escrita em interação obteve resultados superiores e com diferenças estatisticamente significativas em relação aos restantes grupos, em todas as variáveis medidas no pós-teste, à exceção da consciência fonémica, em que o grupo de escrita e o de consciência fonológica obtiveram resultados semelhantes, sem diferenças entre ambos. O grupo de cópia de palavras foi o que obteve, consistentemente, resultados mais baixos. No final, as crianças do grupo de escrita obtiveram resultados idênticos em leitura às restantes crianças da turma não se tendo verificado diferenças entre eles. O segundo estudo tem como objetivo explicitar, descrever e analisar as estratégias de ajudas (scaffolding) que o adulto providencia às crianças no decorrer das sessões do programa de escrita, isolando, se possível, uma sequência típica de ajudas. Procurámos ainda apurar se as crianças manifestam integrar os procedimentos e estratégias de análise constantes nas ajudas do adulto. Para tal, foram analisadas oito sessões (3ª, 6ª, 9ª e 12ª sessões) de dois grupos de crianças que beneficiaram do programa de escrita, escolhidas aleatoriamente. Foram encontradas 14 categorias de ajuda sendo que as mais frequentes para ambos os grupos, consistiam, por ordem de ocorrência, no questionamento, questionamento inferencial, feedback positivo, tarefa/ação e pistas. As díades diferiam, porém, em relação ao nível de suporte necessário. Foi isolada uma sequência típica e as crianças evidenciaram competências de autorregulação, autonomia e controlo em relação à tarefa, assim como mostraram apropriar-se dos conhecimentos e procedimentos mobilizados ao longo das sessões. O programa de escrita constitui-se, pois, como uma alternativa pedagógica eficaz para prevenir dificuldades de leitura.ABSTRACT : The aim of the present investigation was to develop an interactive spelling program with children at risk of reading failure, in order to prevent future reading difficulties. We conducted two studies, a quasi-experimental study and a qualitative study. In the first study, our aim was to assess the impact of an interactive spelling programme on reading acquisition of first graders at risk as well as to assess its effect on spelling, phonemic awareness and children’s motivation towards reading. Additionally, we wanted to know if children in the interactive spelling group had similar results in reading as the other children in class at the end of the school year. We selected 53 children, who had low scores in phonological awareness tasks, letter knowledge and reading and that were informally referenced by their teachers as being at risk. Cognitive ability and vocabulary were also assessed. Children were randomly assigned into three statistically equivalent groups - an interactive spelling group (experimental group), a phonological awareness group (comparison group) and a word copy group (control group). The pre-test consisted in a word reading, word spelling and phonemic awareness tests, and also a motivational scale was used. The programmes were carried out in pairs, during 12 sessions, that lasted for 20 to 30 minutes, twice a week. One week after the end of the programmes we carried out the post-tests. To analyze the data, we performed several ANCOVAs. The results showed that the interactive spelling programme had better outcomes in all the measures that were used and statistically significant differences were found regarding the two other programmes. The only exception was the phonemic awareness task, where the phonological training group and the spelling group had similar results. The word copy programme had, consistently, the lowest results. At the end of the school year, children in the experimental group reached the class group in terms of correct word reading. In the second study, our aim was to describe, analyze and isolate a typical sequence of scaffolding strategies that were used by the adult during the interactive spelling programme. We also wanted to know if children showed any integration of the procedures and support given by the adult. We analyzed eight sessions (sessions 3, 6, 9 and 12) of two groups of children that underwent the interactive spelling programme. We found that in this programme the adult used 14 scaffolding strategies and the five most frequent, for both groups, consisted of questioning, inferential questioning, positive feedback, task description and cues. Nevertheless, the groups differed in terms of the level of support each one of them needed. A pattern of scaffolding strategies was found and children showed increasingly more self regulation, autonomy and control regarding the tasks, and also showed internalization of the procedures needed to complete them. In this sense, we may conclude that the interactive spelling programme is an effective pedagogical tool to actually prevent reading difficulties.porPrograma de escritaAquisição da leituraDificuldades de aprendizagem da leitura1º ano E.B.Interactive spelling programmeReading acquisitionReading difficultiesFirst gradeAprender a ler, escrevendo : Impacto de um programa de escrita na leitura de crianças do 1º ano do E.B. em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagemdoctoral thesis101424051