Sabino, AnaRodrigues, Catarina Santos2025-09-112025-09-112025-07-30http://hdl.handle.net/10400.12/13611Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das OrganizaçõesEste estudo teve como objetivo compreender se a oferta de um serviço de outplacement no momento do despedimento influencia a perceção de dignidade no despedimento, considerando dimensões como respeito, empatia, raiva, reclamações e ações legais, bem como de que forma influencia os afetos (positivos e negativos) sentidos pelos colaboradores despedidos. Para além disso, foram estudadas possíveis diferenças tendo em conta as características sociodemográficas, bem como face a questões relacionadas com o processo de outplacement. Com vista a analisar estas hipóteses, este estudo recorreu a um design quase-experimental através de um questionário online onde os participantes tinham de assistir um vídeo que simulava um processo de despedimento (com ou sem a oferta de outplacement), e de seguida respondiam a questões relativas ao outplacement, à Escala PANAS-VRP (Galinha et al., 2014) e à Escala de Dignidade no Despedimento (Wood & Karau, 2009), onde se colocavam no papel do colaborador despedido. A amostra foi composta por 448 participantes, sendo que os resultados sugerem que a oferta do serviço de outplacement leva ao aumento das perceções de respeito, raiva e ações legais, bem como dos afetos positivos. Recomenda-se que futuras investigações explorem em maior detalhe o impacto da oferta do serviço de outplacement em diferentes emoções, uma vez que este estudo demonstrou uma inconsistência na componente emocional.The aim of this study was to understand whether the offer of an outplacement service at the time of termination influences the perception of dignity in termination, considering dimensions such as respect, empathy, anger, complaints and legal action, as well as how it influences the affections (positive and negative) felt by dismissed employees. In addition, possible differences were studied with regard to sociodemographic characteristics, as well as aspects related to the outplacement process. In order to analyze these hypotheses, this study used a quasi-experimental design through an online questionnaire where participants had to watch a vídeo which simulated a dismissal process (with or without the outplacement offer), and then answer questions about outplacement, the PANAS-VRP Scale (Galinha et al., 2014) and the Dignity in Termination Scale (Wood & Karau, 2009), where they put themselves in the role of the dismissed employee. The sample consisted of 448 participants, and the results suggest that the offer of outplacement services leads to an increase in perceptions of respect, anger and legal action, as well as positive affections. It is recommended that future research explore in greater detail the impact of offering outplacement services on different emotions, since this study showed inconsistency in the emotional component.porOutplacementDignidade no DespedimentoAfetosOutplacementDignity in TerminationAffectionsO papel do serviço de outplacement na dignidade no despedimento e nos afetosmaster thesis203981154