Ribeiro, Maria CelestePereira, Rute Alexandra Correia2018-07-102018-07-102018-01http://hdl.handle.net/10400.12/6494Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Educação Pré-EscolarÉ prática comum as crianças até aos 3 anos de idade fazerem a sesta nos estabelecimentos de ensino. Em alguns desses estabelecimentos as crianças deixam de fazer a sesta aquando a entrada no pré-escolar; contudo, alguns outros optam por dar continuidade a esta rotina. Tendo presente as minhas vivências neste âmbito, e de modo, a aprofundar o tema da sesta em contexto de Jardim de Infância, a minha escolha para este relatório final recaiu nesta prática. Tentei entender toda a dinâmica da prática da sesta e para sustentar este estudo de cariz qualitativo, procurei autores de referência como Assunção Folque, Mário Cordeiro, Teresa Paiva entre outros, de modo, a fundamentar as boas práticas do sono (noturno e diurno) nomeadamente, de crianças em idade pré-escolar. Este estudo teve como público-alvo as crianças do pré-escolar da instituição onde realizei o meu estágio. Escolhi como instrumentos de recolha de dados, a observação e o questionário, de modo a recolher a maior informação possível que me permitisse analisar e perceber aquela prática no referido local. Observei as crianças na mencionada rotina e estabeleci com elas algumas conversas informais sobre o que pensavam da sesta. Também a opinião da equipa pedagógica e dos encarregados de educação, recolhida através de questionários, foi tida em conta de modo a perceber com encaram o tempo de sesta nas crianças desta faixa etária, e quais as suas convicções relativamente a esta rotina praticada no jardim-de-infância. Com a informação possível de ser recolhida, bem como, toda a pesquisa realizada na literatura de referência, consegui compreender melhor todos os aspetos que se entrecruzam antes da tomada de decisão de fazer, ou não, as crianças dormir a sesta.ABSTRACT: It is common practice for children up to the age of 3 to have naps whilst at a educational setting, however in some of these establishments they are now stopping this, whilst continuing it in others. Bearing in mind my experience in this area and so to delve deeper into the practice of napping during preschool hours, my final report will be undertaken in this subject. I have done my best to understand the dynamics of naps and to sustain this study to a qualitative nature by referencing authors; Assunção Folque, Mário Cordeiro and Teresa Paiva amounts others to better support the practice of nighttime/ daytime sleep with particular interest in preschool aged children. This study used children from the preschool where I conducted my internship as its target audience. I have used my knowledge gained here for data collection alongside observations and questionnaire to gather as much information for me to thought be able to analyze and understand this practice used. I watched the children in their setting whilst having informal discussions on their thoughts on nap time. A view from a pedagogical team as well as parents and guardians has been collected and taken into account on their thoughts and beliefs through the use of questionnaires in regard of nap time within this age range. With the information that`s can be collected alongside the reference literature I am able to better understand all aspects of this before coming to a conclusion on if nap time benefits or hinders the children using the practice in an educational setting.porSonoPré-EscolarSestaSleepPreschoolNapA rotina da sesta numa sala de 3/4 anos: O olhar das crianças, dos pais e dos agentes educativos envolvidosmaster thesis201858657