Cesário, Francisco José SantosFernandes, Joana Veiga2017-09-232017-09-232017http://hdl.handle.net/10400.12/5777Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das OrganizaçõesA presente investigação visa o desenvolvimento e validação de um modelo de Cultura Organizacional de Elevada Performance e compreender a sua relação com o Work Engagement e com o Compromisso Organizacional Afetivo. Para esse efeito hipotetizou-se que a Cultura Organizacional de Elevada Performance exerce um efeito positivo no Work Engagement e no Compromisso Organizacional Afetivo dos colaboradores. Colaboraram neste estudo 217 participantes pertencentes a empresas consideradas como possuindo uma elevada performance. Os resultados obtidos revelam que a escala construída obteve boas qualidades métricas sendo que este modelo é constituído por cinco dimensões: (1) Orientação para os Valores e Crenças, (2) Orientação para a Comunicação, (3) Orientação para a Liderança, (4) Orientação para a Inovação e Melhoria Contínua, e (5) Orientação para os Resultados e para o Cliente. Ficou também demonstrado que três das dimensões da Cultura Organizacional de Elevada Performance têm uma relação positiva e significativa com o Work Engagement e com o Compromisso Organizacional Afetivo, nomeadamente a Orientação para os Valores e Crenças, Orientação para a Inovação e Melhoria Contínua e a Orientação para os Resultados e para o Cliente.This investigation aims the development and validation of a High Performance Organizational Culture model and strives to understand its relationship with work engagement and affective organizational commitment. Hence, it was hypothesized: High Performance Organizational Culture is positively related with work engagement and affective organizational commitment. 217 participants cooperated in this study and they belonged to companies considered to have a high performance. The results revealed that the scale built got good metric qualities and it its represented by five dimensions: (1) orientation towards values and beliefs; (2) orientation towards communication; (3) leadership orientation; (4) orientation towards innovation and continuous improvement; (5) results and costumer orientation. It has also been shown that only three of the previous dimensions of High Performance Organizational Culture – (1) orientation towards values and beliefs; (4) orientation towards innovation and continuous improvement; and (5) results and costumer orientation – have a positive and significant relationship with work engagement and affective organizational commitment.porCultura organizacional de elevada performanceWork engagementCompromisso organizacionalHigh performance organizational cultureOrganizational commitmentBright side of organizations: Cultura organizacional de elevada performancemaster thesis201723131