Gomes, Elisabete XavierGonçalves, Beatriz Sofia dos Santos2019-09-132019-09-132019-07-17http://hdl.handle.net/10400.12/7166Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoDe acordo com os documentos normativos, a integração é um dos aspetos a considerar no desenvolvimento e na conceção do currículo. No entanto, tal prática não se verifica, ainda, em muitas escolas, uma vez que o sistema educativo português não corresponde com as necessidades e características de uma sociedade moderna, que se encontra em constante mudança. Nesta perspetiva, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o presente relatório da prática supervisionada em primeiro ciclo, baseado num estudo que teve como objetivo averiguar: De que forma é que a integração curricular pode ser uma abordagem estratégica no exercício da monodocência? Esta problemática surgiu da observação participante das aulas onde decorreu o meu último estágio, na qual verifiquei uma tentativa de mudança do método tradicional e dirigido para uma metodologia promotora de aprendizagens integradoras. Pretende-se, desta forma, refletir sobre a integração curricular e seus benefícios no exercício da monodocência, por meio de uma investigação qualitativa, aplicada pedagogicamente. O estudo foi realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, composta por 24 crianças e, a fim de dar resposta à questão-problema enunciada, foram implementadas várias atividades temáticas, com recurso ao trabalho de projeto, numa perspetiva integradora, durante a prática supervisionada. Através de uma análise reflexiva às mesmas foi possível verificar que a integração curricular pode ser, efetivamente, uma abordagem estratégica no exercício da monodocência, embora a sua execução prática seja desafiadora e complexa, tendo em conta as contradições e disfunções do atual sistema educativo.According to the normative documents, integration is one of the aspects to consider in the development and design of the curriculum. However, this practice does not yet exist in many schools, since the Portuguese educational system does not correspond to the needs and characteristics of a modern society, which is constantly changing. In this perspective, the present report of the supervised practice in the first cycle, based on a study that had as objective to investigate, was elaborated in the scope of the Master's Degree in Pre-school Education and the 1st Cycle of Basic Education, in which form the curricular integration can be a strategic approach in the exercise of monodocence? This problem arose from the participant observation of the classes where my last stage took place, in which I verified an attempt to change the traditional method and directed to a methodology that promotes integrative learning. In this way, it is intended to reflect on the curricular integration and its benefits in the exercise of monodocence, through a qualitative, pedagogically applied research. The study was carried out in a group of the first year of schooling, composed of 24 children and, in order to answer the problem question, several thematic activities were implemented, using the project work, in an integrative perspective, during the supervised practice. Through a reflexive analysis, it was possible to verify that curricular integration can be effectively a strategic approach in the exercise of monodocence, although its practical execution is challenging and complex, taking into account the contradictions and dysfunctions of the current educational system.por1º ciclo do ensino básicoIntegração curricularMonodocênciaPrática educativa1st cycle of basic educationCurricular integrationMonodocenceEducational practiceIntegração curricular: uma abordagem estratégica para o exercício da monodocênciamaster thesis202274667