Brito, Ana TeresaDuarte, Ana Rita Pais2021-10-212021-10-212021-07-19http://hdl.handle.net/10400.12/8328Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente Relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do ISPA Instituto Universitário, sobre a Prática Supervisionada em Jardim de Infância, conducente à profissionalização para a docência em Educação de Infância. Este procura descrever, de uma forma clara e objetiva, a importância do espaço exterior, dos materiais naturais e seus benefícios no desenvolvimento da criança. Este percurso teve início numa observação atenta, em todos os parâmetros pedagógicos, tanto no espaço interior como no espaço exterior, e de como este último é importante para o desenvolvimento saudável e bem-estar da criança. No contexto de Jardim-de-Infância, a minha observação direcionou-se para as brincadeiras nos espaços exteriores e para o envolvimento que a criança tem com o meio. A metodologia de investigação usada no presente trabalho foi qualitativa, sendo que os dados recolhidos se basearam em notas de campo, observações diretas e registo fotográfico, completados por um questionário realizado às crianças e respetivas famílias. No contexto de pandemia, que no período de estágio vivemos, fomos trabalhando, via zoom, diferentes áreas de conteúdo, através de um conjunto de atividades que proporcionaram momentos diferentes e prazerosos às crianças promovendo aprendizagens significativas que contaram também com a participação das famílias. O projeto desenvolvido, elaborado com o grupo de crianças, manteve como objetivo central a exploração da diversidade de objetos naturais que a natureza oferece, bem como a utilização do espaço exterior como zona pedagógica, promovendo, assim, a descoberta, exploração, bem como a imaginação e criatividade da criança. A capacidade de adaptar as propostas às circunstâncias que o confinamento impôs, reforçou a importância da intencionalidade pedagógica em Educação de Infância e na construção da profissionalidade.The present report was carried out as part of a master’s degree in Pre-school Education, at ISPA University, following the Supervised Teaching Practice Curriculum Unit. This aims to demonstrate in a reflexive and analytical way the research and practices regarding the importance of the outdoors and natural materials and its benefits in the child’s development. The investigation started by thorough observation of the inside and outside spaces, regarding its advantages to the child’s development and well-being. In this context, my observations were focused in outdoor playtime and in the relations between the child and the environment. The research methodology used in this work was qualitative, and the data collected was based on field notes, direct observations, and photographic record, complemented by a questionnaire given to the children and their families. In the context of the pandemic that we experienced during the internship period, we were working, through zoom, different content areas, through a set of activities that provided different and enjoyable moments for the children, promoting significant learning that also counted on the participation of the families. The project developed with the group of children maintained as a central objective the exploration of the diversity of natural objects that nature offers, as well as the use of the outside space as a pedagogical area, thus promoting discovery, exploration, as well as the imagination and creativity of the child. The ability to adapt the proposals to the circumstances imposed by the confinement reinforced the importance of pedagogical intentionality in Early Childhood Education and in the construction of professionalism.porEspaço exteriorMateriais naturaisPapel do educadorImaginaçãoJogo simbólicoOutdoorsnatural materialsTeacher roleImaginationSymbolic playEspaço exterior e os materiais naturais : potencialidades no desenvolvimento da criançamaster thesis202759660