Sousa, Daniel Cunha Monteiro deEstevens, Rute Isabel Sales Raio2016-03-312016-03-312015http://hdl.handle.net/10400.12/4502Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioA supervisão é uma substância fundamental na formação dos terapeutas em treino, embora ainda pouco explorada, particularmente no modelo existencial. A presente investigação pretende estudar a experiência de supervisão existencial na perspetiva do supervisando e analisar esse processo através da descrição da experiência vivenciada pelos supervisandos no que lhes aparece à consciência, na procura dos aspetos invariantes representados na estrutura de significados psicológicos. Trata-se de uma investigação qualitativa, analisada através do método de investigação fenomenológico existencial, por ser aquele que melhor compreende e busca os significados e essências da experiência de supervisão descritas pelos participantes. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas individuais, aplicadas aos três participantes do estudo, pertencentes à Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial. O instrumento utilizado correspondeu à entrevista qualitativa fenomenológica. Os resultados encontrados nas dimensões eidéticas, coincidem na sua maioria com os temas centrais apontados pelos supervisandos, presentes noutros modelos de supervisão, entre eles, o suporte sentido, o crescimento pessoal e profissional, o auto conhecimento, a autoconfiança, a relação e a reflexão. Contudo, destaca-se nesta investigação, a intensidade da relação e dos processos reflexivos como catalisador deste processo. Sobressaem igualmente, as características do modelo de supervisão per si, descrito pelos supervisandos, como único e diferente dos outros modelos de supervisão, muito experiencial, identificando-se no modo de estar - ser em relação (centrado na Pessoa), com o próprio modelo fenomenológico existencial, naquilo que o supervisando traz no aqui e agora, nas relações de sentido e nos processos de reflexivos. A própria supervisão um modelo.ABSTRACT: Supervision is a key ingredient in the education of therapists in training, although still little explored, particularly in the existential model. This research aims to study the existential supervisory experience from the perspective of supervisee and analyzing this process, by describing the experience lived by the supervisees in what appears to consciousness, in search of invariant aspects represented in the structure of psychological meanings. It is a qualitative research, analyzed through the existential phenomenological research method, it was the one who best understands and seeks the meaning and essence of supervisory experience, described by the participants. Collection of data was obtained through individual interviews, applied to the three respondents, belonging to Portuguese Society of Existential Psychotherapy. It was used the instrument corresponded to phenomenological qualitative interview. The results founded in eidetic dimensions, match mostly with the core issues raised by the supervisees, present in other supervisory models, among them, the support towards the personal and professional growth, self-knowledge, self-confidence, relation and reflection. However, stands out in this investigation, the intensity of the relation and reflective processes as a catalyst in this process. Stand also features the supervision model itself, described by supervisees as unique and different from other oversight models, very experiential, identifying itself like being mode or be in relation (centered in the Person), with its own existential phenomenological model, in what the supervisee brings to the here and now, in the relations of meaning and reflective processes. Staring supervision itself, as a model.porSupervisãoSupervisandoSupervisorMétodo fenomenológicoSupervisionSupervisorPhenomenological methodA experiência da supervisão numa abordagem existencial pelo supervisandomaster thesis201033518