Mata, LourdesAlbino, Mariana Guerreiro da Conceição2025-02-182025-02-182024-11http://hdl.handle.net/10400.12/13413Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.O presente estudo teve como objetivo principal compreender e caracterizar as vivências e experiências das crianças, dos pais e dos profissionais da educação de pré-escolar num contexto de educação natural, focando as atividades, as rotinas, os espaços, as relações interpessoais e as aprendizagens das crianças. Para tal, contou-se com a participação de 28 crianças, 16 pais e 17 profissionais de uma escola-floresta situada na Área Metropolitana de Lisboa. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com os profissionais e crianças, tendo sido, com estas, utilizada a metodologia focus-group. Adicionalmente, foram aplicadas escalas sobre participação, benefícios e autoeficácia aos profissionais. Com os pais, utilizaram-se questionários com diferentes tipos de questões e instrumentos. Recorreu-se assim a uma abordagem metodológica mista, aliando análises qualitativas com outras quantitativas. Constatou-se que as crianças gostavam de atividades e brincadeiras ligadas à natureza (apanhar flores) e dos espaços (casa da árvore, cozinha de lama) e não gostavam de interrupções nem de momentos estruturados da rotina que implicassem menos movimento. Tinham noção de uma rotina estruturada e da sua participação no planeamento, também reforçada pelos profissionais. As relações entre crianças e entre crianças e profissionais foram positivamente mencionadas por todos os grupos de participantes. Constatou-se a existência de intencionalidade pedagógica e destacaram-se aprendizagens socioemocionais, relacionadas com o cuidado e proteção da natureza. Foram mencionados benefícios associados ao risco, à criatividade, à autonomia e à promoção da saúde física e mental. Por outro lado, a adaptação, a autonomia e o reconhecimento das aprendizagens foram classificados como desafios. Os pais mencionaram constrangimentos relacionados com a logística, a segurança e com as aprendizagens.ABSTRACT: The main goal of this study was to understand and characterize the lives and experiences of pre-school children, educational professionals and parents in a natural learning setting, focusing on activities, routines, spaces, relationships and children's learning. To this end, 28 children, 16 parents and 17 staff members from a forest school in the Lisbon Metropolitan Area were included. Data was collected through semi-structured interviews with the children and professionals, and a focus-group methodology was used with the children. In addition, scales on participation, benefits and self-efficacy were applied to the professionals. With parents, questionnaires with different types of questions and instruments were used. Thus, it was applied a mixed-methodology approach, coalescing qualitative analyses with other quantitative ones. It was found that the children liked activities and play linked to nature (picking flowers) and spaces (tree house, mud kitchen) and didn't like interruptions or structured moments in the routine that involved less movement. They were aware of a structured routine and their active voice in planning it, which was also reinforced by the professionals. Relationships between children and between children and professionals were mentioned positively by all groups of participants. There was pedagogical intent and social emotional learning related to caring for and protecting nature stood out. Benefits associated with risk, creativity, autonomy and the promotion of physical and mental health were mentioned. On the other hand, adaptation, autonomy and recognising learning were classified as challenges. Parents mentioned difficulties related to logistics, safety and learning.porPerceçõesPré-escolarEscolas-florestaContextos de aprendizagem exteriores e naturaisPerceptionsPreschoolForest schoolsOutdoor learningNature-based educationPerceções das crianças, dos pais e dos profissionais sobre as experiências e vivências de pré-escolar num contexto naturalmaster thesis203794435