Lopes, Ana SofiaFilipe, BeatrizEsteves, Sandra Laia2020-06-222020-06-222019-12In C. Lopes & C. V. Almeida (Coords.), Literacia em saúde na prática (pp. 119-147). Lisboa: Edições ISPA [ebook].978-989-8384-57-7http://hdl.handle.net/10400.12/7666Delineamos como objetivo geral, descrever e divulgar de que forma a Literacia em Saúde contribui para uma maior Segurança no Comunicar, promovendo desta forma a Segurança do Doente. Temos como finalidade obter a criação de um instrumento audiovisual pedagógico, que pretendemos disseminar nas diversas Escolas Superiores de Saúde, de forma a capacitar os futuros Profissionais de Saúde a tomarem consciência do quão uma Comunicação eficaz influencia a adesão do Doente aos Cuidados de Saúde, o que é proporcional à Segurança do Doente. O presente projeto encontra-se estruturado em quatro capítulos: o primeiro aborda a metodologia onde se justifica a pertinência da temática através da revisão de literatura; o segundo descreve o projeto – através de um breve enquadramento conceptual alicerçado nos descritores Literacia em Saúde, Segurança no Comunicar e Segurança do Doente; o terceiro refere-se à Avaliação deste projeto onde apresentamos um instrumento audiovisual pedagógico e o seu respetivo plano de marketing como veículo de divulgação; o quarto comporta o que pretendemos como desenvolvimentos futuros e no quinto capítulo apresentamos as considerações finais numa síntese e reflexão crítica do grupo sobre o projeto. Para a elaboração deste projeto recorreu-se essencialmente a uma revisão e pesquisa bibliográfica científica e aos conhecimentos adquiridos nas sessões letivas das respetivas Unidades Curriculares que constam no programa do presente curso, tendo sido cruciais à realização do mesmo.porLiteracia em saúdeSegurança do doenteComunicaçãoSaúdeLiteracia em Saúde : A segurança no comunicar: Um instrumento de orientação pedagógica para profissionais de saúdebook part