Paulos, Sandra Maria dos Santos2011-08-172011-08-172006http://hdl.handle.net/10400.12/764Dissertação de Mestrado em Psicologia da SaúdeEste trabalho tem como principal objectivo investigar se existem diferenças em termos de stress, depressão e ansiedade entre os estudantes do 12° ano e estudantes do 1o da universidade e, se essas possíveis diferenças estão relacionadas com o suporte social, percebido num contexto que é o de adaptação à vida académica, habitualmente descrito na literatura como um acontecimento de vida relevante Para proceder a este estudo comparativo e exploratório aplicámos um questionário de caracterização sociodemográfica construído para o efeito, a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress (DASS) a uma amostra de 124 estudantes do 12° ano e de 131 estudantes do 1o ano do ensino superior. Das questões em estudo apenas se verificou a existência de diferenças estatisticamente significativas em relação à Satisfação com o Suporte Social, sendo esta última mais elevada nos alunos do 1o ano.porPsicologia da saúdeDepressãoEstudantesAnsiedadeSuporte-socialSatisfaçãoInstrumentosHealth psychologyDepressionStudentsAnxietySocial supportSatisfactionInstrumentsEstudo comparativo entre estudantes do 12º ano e do 1º ano do ensino superior relativamente aos níveis de depressão, stress, ansiedade e de satisfação com o suporte socialmaster thesis