Cunha, Sara Martins da2021-03-162022-11-102021-02-02http://hdl.handle.net/10400.12/8030Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Introdução: O objetivo deste estudo prende-se com o aprofundamento do conhecimento sobre a relação existente entre os comportamentos autolesivos (CAL) e a identidade na adolescência final. Este estudo distingue-se dos restantes pelo seu tema inovador e pela forma como é explorada a identidade, atendendo-se à componente emocional e à importância atribuída pelos adolescentes às suas auto perceções que, por sua vez, refletem os seus autoconceitos e narrativas autobiográficas. Método: Foi aplicado um protocolo online constituído por 3 instrumentos – Questionário “Eu Sou”, “Eu Serei” e “Eu Era”, Inventário de Comportamentos Autolesivos (ICAL) e Questionário Sociodemográfico – a 64 adolescentes de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos (M = 19.72; DP = 1.133), divididos em dois grupos naturais, de acordo com a presença ou ausência de historial de CAL. Resultados: Os resultados permitiram identificar narrativas patologizantes nos adolescentes com CAL, evidenciando dificuldades ao nível da atribuição de significado. Bem como, auto perceções e avaliações mais baixas dos autoconceitos nos adolescentes com CAL comparativamente com os adolescentes sem CAL. Conclusão: Os resultados do presente estudo evidenciam o importante papel da identidade para uma melhor compreensão dos CALIntroduction: This study intends to explore the relationship between self-harm behaviours (SHB) and identity, while introducting a new approach to study the identity by exploring the emotional valence and importance associated with the subjects narratives and self-concept domains. Method: An online protocol consisting on the Sociodemographic Questionnaire, the Task “I Was”, “I Am” and “I Will Be” and the portuguese version of the Inventory of Self-harm behaviours (ICAL) was answered by 64 adolescents from both genders, aged between 18 and 21 years (M = 19.72; SD = 1,133), divided into two natural groups, according to the presence or absence of a history of SBH. Results: The results revealed pathological narratives in adolescents with SHB, as well as, lower self-concept assessments in adolescents with SHB when compared to the subjects without SHB. Conclusion: The results of this study underline the important role of identity for a better understanding of CAL.porAdolescência finalComportamentos autolesivosIdentidadeNarrativa autobiográficaAutoconceitoLate adolescenceSelf-harm behavioursIdentitySelfconceptAutobiographical narrativesIdentidade e comportamentos autolesivos na adolescência finalmaster thesis202641155