Matos, Ana Isabel Rio Tinto deFernandes, Maria Leonor Azevedo Mendes Horák Matos2021-04-222021-04-222021-02-17http://hdl.handle.net/10400.12/8093Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 9932/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 165, de 28 de agosto de 2017.O presente Relatório Final da Prática Supervisionada (PS), realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich em parceria com o ISPA, apresenta uma investigação decorrente da experiência e atividades concretizadas durante a PS em regime de ensino presencial e não presencial (devido à pandemia mundial covid-19 vivida no momento). O tema deste relatório é ‘A interdisciplinaridade e a ludicidade em contexto de 1.º CEB’ e, a problemática de investigação, surgiu no sentido de perceber se através da dimensão lúdica é possível integrar e promover a articulação de diferentes áreas curriculares, desenvolvendo, por sua vez, uma aprendizagem interdisciplinar. Assim, e segundo a investigação teórica e prática, procurou compreender-se, a partir de um jogo, como a interdisciplinaridade e a ludicidade podem estar relacionadas e influenciar a ação pedagógica dos professores e o processo de aprendizagem dos alunos do 1.º CEB. Esta investigação, assente numa metodologia qualitativa, foi desenvolvida numa instituição privada em Lisboa com o grupo de 2.º ano, composto por 38 alunos, 3 professores titulares e 7 professores responsáveis pelas restantes componentes curriculares. Para melhor compreender a problemática de investigação, de caráter qualitativo, utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados dois questionários, a observação naturalista não participante e participante, os registos do diário de bordo das partilhas dos alunos e professores cooperantes durante as aulas e reuniões, respetivamente. Ainda que a amostra tenha sido breve e limitada, as conclusões desta investigação apontam para a importância da promoção da interdisciplinaridade e da ludicidade nas abordagens pedagógicas em contexto de 1.º CEB e, ainda, para o jogo como instrumento pedagógico lúdico capaz de promover e mediar aprendizagens interdisciplinares de forma espontânea, articulada e motivadora.The present study developed in the Master Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Elementary School at the Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich in partnership with ISPA, presents an investigation resulting from the experience and activity elaborated during the work experience, both presential and online (due to the pandemic covid-19). The main theme of the study is ´Interdisciplinarity and playfulness in a context of 1st cycle of Elementary School`. The research problem came out to understand if from a playful demission, it is possible to integrate and promote an articulation between different curriculum areas, developing an interdisciplinary learning. Thus, the study, based on a game, tries to understand how interdisciplinarity and playfulness can be related to, and influence, the action of teachers and the process of learning of the children. This investigation, based on the qualitative method, was developed in a private institution in Lisbon, with a group of 2nd grade, formed with 38 children, 3 head teachers and 7 teachers responsible by the other curriculum elements. To perceive the problematic of the qualitative investigation, as data collecting instruments, the following were used: two questionnaire, natural observation, both non-participatory and participatory, the logbook records about the sharing of students and cooperating teachers during classes and meetings. Despite the short sample that this investigation produced, the conclusion points to the importance of the promotion of the interdisciplinary and playfulness in pedagogic approaches in the context of 1st cycle of Elementary School. Additionally, the importance of, the game as a playful pedagogic instrument able to promote and mediate a spontaneous interdisciplinary learning, articulated and motivating.porInterdisciplinaridadeLudicidadeJogo1 Ciclo do ensino básicoInterdisciplinarityPlayfulnessPlay1st cycle of Elementary SchoolA interdisciplinaridade e a ludicidade em contexto de 1.º CEBmaster thesis202641910