Sousa, Daniel Cunha Monteiro deCacilhas, Lígia de Freitas da Silva2018-02-282018-02-282018-01-18http://hdl.handle.net/10400.12/6258Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Objetivo: O uso de sistemas de feedback pode promover melhores resultados clínicos (Lambert & Shimokawa, 2011). As características e atitudes dos terapeutas e dos clientes moderam os efeitos dos sistemas de feedback (Lutz et al., 2015). Assim este estudo visa investigar a perspetiva da díade terapêutica face à utilização dos sistemas de feedback ao longo do acompanhamento psicológico. Método: Entrevistaram-se três díades terapêuticas, em acompanhamento psicológico com periodicidade semanal. Os dados foram recolhidos através da Entrevista de Mudança Psicoterapêutica do Cliente (Sales et al., 2007) e da Entrevista de Mudança Psicoterapêutica do Terapeuta. O estudo é qualitativo, e a análise dos dados seguiu a metodologia fenomenológica de Giorgi (2009). Resultados: Clientes e clínicos destacaram o impacto dos sistemas de feedback no processo terapêutico. Para os clientes, os sistemas promovem o diálogo; para os clínicos promovem maior compreensão dos clientes e favorecem o julgamento clínico e a tomada de decisão. Conclusões: Os sistemas de feedback parecem ser um instrumento útil no processo terapêutico. Também os psicólogos clínicos e psicoterapeutas em formação, bem como os supervisandos parecem beneficiar com o uso de sistemas de feedback.Objective: Better clinical outcomes might be enhanced by feedback systems (Lambert & Shimokawa, 2011). The characteristics and attitudes of therapists and clients moderate the effects of feedback (Lutz et al., 2015). Thus this study aims to investigate the perspective of the therapeutic dyad towards the use of feedback systems during psychological counseling. Method: Three therapeutic dyads, attending psychological counseling weekly, had been interviewed. Data was collected by the portuguese version of the Client Change Interview (Sales et al., 2007) and by the Therapist Change Interview. This is a qualitative study, and data was analyzed through the phenomenological methodoly of Giorgi (2009). Results: The therapeutic dyad highlighted the impact of the systems among the therapeutic process. For clients the systems help promote dialogue; for clinicians they promote a better understanding of clients and favor clinical judgment. Conclusion: Feedback systems seem to be a useful instrument for the therapeutic dyad. Trainees and supervisees also seem to benefit from the use of feedback systems.porInvestigação em psicoterapiaSistemas de feedbackDíade terapêuticaEstudo qualitativoMétodo fenomenológicoPsychotherapy researchFeedback systemsTherapeutic dyadQualitative studyPhenomenological methodO uso de sistemas de feedback em psicoterapia: Um estudo sobre a perspectiva da díade terapêuticamaster thesis201841061