Gonçalves, Eurico2013-03-142013-03-141982Análise Psicológica, 3 (1/2), 205-2100870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/2054O autor dá-nos uma informação sucinta sobre a evolução gráfica da criança, apontando algumas característicos do desenho infantil como o ideografismo, a transparência, o rebatimento e a perspectiva afectiva. E a partir deste conhecimento que, segundo o autor, nós, os adultos, podemos e devemos encontrar a atitude pedagógica mais adequada, face à expressão livre da criança. Atitude pedagógica que implica uma reflexão sobre: - O sentido da expressão livre que revela o grau de autenticidade da criança, desbloqueando-a e tornando-a mais comunicativa, auto-confiante, responsável, cooperante e interventiva. - O tema que a criança espontaneamente e predominantemente representa e exprime- se através dele. -A série de perguntas que, em lugar de estimularem, paralisam e retardam a evolução plástica infantil. -A criatividade na escola, despertada através do fazer e da experimentação constante, pelo que apela para uma pedagogia não directiva.porA expressão plástica da criança: Que é a pintura infantil? Qual deverá ser a atitude do adulto face à expressão livre da criançajournal article