Mendes, TeresaLemos, IsabelPinheiro, Odete2014-03-222014-03-221990Análise Psicológica, 8, 13-230870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/2727Desde finais da década de 50 que nos países tecnologicamente mais avançados as sucessivas conquistas no campo das tecnologias da informação têm vindo a ser estímulo para o desenvolvimento e utilização de novas abordagens pedagógicas. As escolas têm sido equipadas com computadores e programas e tem havido a preocupação de proporcionar aos professores a formação indispensável. Também em muitas das nossas escolas os computadores e os programas educativos já entraram, e se vêm desenvolvendo esforços no sentido de se proporcionarem condições indispensáveis à formação dos professores. É, portanto, tempo de reflectirmos sobre: - que tipos de programas educativos desejamos; - que relação entre a multiplicidade dos objectivos que determinam a selecção de estratégias e actividades de aprendizagem e os diferentes tipos de programas educativos; - que relação entre os diferentes tipos de programas que têm vindo a ser desenvolvidos e as teorias da aprendizagem que influenciam a formação dos nossos professores; - qual a metodologia de desenvolvimento de programas educativos que, por um lado, implique a utilização das potencialidades técnicas do computador e, por outro, permita a persecução dos objectivos pedagógicos que determinaram o seu desenvolvimento.ABSTRACT: Considering the growing importance of computers and educational applications in Portuguese school, schools as well as the effort to create conditions to adequate teacher’s training, we need to think about: - the kind of educational software we want; - the relationship between the multiple purposes determining the selection of strategies and learning activities and the various types of educational software; - the relationship between the various applications being developed and the learning theories influencing the training of our teachers; - the methodologies for developing educational software are best suited to a full use of the machine’s possibilities and, at the same time, are consistent with the educational strategies that determined the development of those applications.porProgramas educativos: Algumas reflexõesjournal article