Mata, LourdesNunes, Bárbara Sofia Carvalho2025-09-122025-09-122025-07-28http://hdl.handle.net/10400.12/13614Relatório apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório tem como foco um trabalho de investigação, construído no decorrer de uma Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se assim, compreender e aprofundar qual o tipo de envolvimento e relação que o contexto tinha com as suas famílias, neste caso junto de uma turma de 3º ano, constituída por vinte e duas crianças. A investigação foi orientada por três objetivos principais associados às questões de investigação, sendo eles direcionados para os benefícios, as estratégias e os principais desafios no envolvimento das famílias e relação entre escola-família. Para a realização do trabalho, utilizou-se uma metodologia qualitativa recorrendo a observação não-participante, registos do diário de bordo, um focus group com dois grupos de crianças, um questionário de respostas abertas à professora cooperante e um questionário realizado às famílias do grupo. Este relatório de investigação possibilitou a reflexão e análise das conceções das famílias, das crianças e da professora relativamente ao envolvimento que vivenciavam no contexto, demonstrando assim que todos reconheciam a importância e os benefícios de um bom envolvimento, no entanto existiam alguns desafios que estavam a ser mais difíceis de ultrapassar e, que segundo a literatura constituem fatores condicionantes ao envolvimento parental, nomeadamente a comunicação. Com este trabalho, foi possível compreender a importância e o investimento necessário que se deve fazer para obter uma boa relação com as famílias, para que as crianças possam usufruir e tirar o maior proveito de uma boa relação escola-família, visto que elas mesmas desejam esta relação.This report focuses on a research project carried out during a Supervised Teaching Practice (STP) in the 1st Cycle of Basic Education. The aim was to understand and explore the type of involvement and relationship that existed between the school context and the families, specifically in a 3rd-grade class composed of twenty-two children. The research was guided by three main objectives linked to the research questions, which focused on the benefits, strategies, and main challenges related to family involvement and the school-family relationship. A qualitative methodology was used to conduct the study, drawing on non-participant observation, entries from a field journal, a focus group with two groups of children, an openended questionnaire for the cooperating teacher, and a questionnaire for the families of the class. This research report allowed for reflection and analysis of the perceptions of families, children, and the teacher regarding their experience of involvement within the context. It showed that all participants recognized the importance and benefits of strong involvement; however, some challenges proved more difficult to overcome—particularly communication, which, according to the literature, is a key factor influencing parental involvement. This study made it possible to understand both the importance of and the necessary investment in fostering a strong relationship with families. Such a relationship allows children to benefit more fully from the school-family connection, especially since the children themselves desire this bond.porEnvolvimento parentalRelação escola-famíliaBenefíciosEstratégiasDesafiosParental involvementSchool-family relationshipBenefitsStrategiesChallenges.Benefícios, práticas e desafios no envolvimento parental: Perspetivas das famílias, das crianças e da professoramaster thesis203981227