Almeida, Tiago Alexandre Fernandes2010-12-222010-12-222009http://hdl.handle.net/10400.12/295Dissertação de mestrado em Psicologia EducacionalO objectivo do nosso estudo foi analisar a natureza das variações e as identidades que podem existir, no caminho para a estabilização da identidade das produções escritas da criança. Especificamente pretendeu-se estudar de que maneira os critérios qualitativos e quantitativos podem influenciar a escrita espontânea das crianças quando se trata de escrever a mesma palavra em momentos sucessivos (manualmente e em computador) - pares de palavras - sem consulta entre versões. Foram seleccionados 30 participantes de idades entre os 5-6 anos do jardim-de-infância, que foram divididos em 3 grupos experimentais pelo nível conceptual (silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético). Verificou-se que o processo de estabilização gráfica da escrita está relacionado com o nível conceptual das crianças, assim como que o computador de assume como importante ferramenta a explorar no processo de apropriação da linguagem escrita por parte das crianças pequenas.porPsicologia educacionalPré-escolaLinguagem escritaEscritaAprendizagemEducational psychologyPreschoolWriting languageWritingLearningInstrumentsEvolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuaismaster thesis