Candeias, António2012-09-132012-09-131993Análise Psicológica, 11 (4), 447-4630870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/1698O objectivo central deste artigo, consiste na análise detalhada, entre os anos de 1905 e 1930 da vida de uma instituição educativa denominada de Escola Oficina n.º 1 . Nascida em 1905 por vontade de um grupo de Maçons, a Escola Oficina n.º 1 cedo resvalou, devido à acção de alguns dos pedagogos mais interessantes do Portugal do princípio do Século, de uma escola profissional de marcenaria, que era o projecto inicial, para uma escola que se reivindicava de um Modelo Educativo Libertário. Nos termos gerais com que a Educação era encarada e praticada pelos pedagogos da Escola Oficina n.º 1, através de uma busca do máximo de liberdade e de autonomia por parte da criança, a par de um grande rigor nos processos de aprendizagem, e na promoção de atitudes enfatizando a justiça social, o respeito e a tolerância pelos outros, o exemplo corporatizado por esta escola há mais de oitenta anos, ainda tem o condão de nos fazer sonhar. ------ ABSTRACT ------ The main purpose of this paper, is the analysis of a school , the Escola Oficina n.º1, from 1905 to 1930. Created in Lisbon in the year of 1905 by a group of masons in order to became a professional school, the Escola Oficina n.º 1, influenced by some of the most interesting Portuguese pedagogues of the beginning of this century, soon became a model of libertarian education. The general terms in which education was assumed and practised by the pedagogues of this school, through their search for the development of individual liberty and autonomy for the child, while at the same time they maintained great rigour with regard to learning processes and in the promotion of attitudes of social justice, including the respect and tolerance for others, shows us how a eighty years old school can still make us dream.porHistória da educaçãoPedagogias libertáriasEstratégias de aprendizagemHistory of educationLibertarian educationLearning processesA Escola Oficina n.º 1 de Lisboa 1905-1930: Mudar a escola para mudar o mundojournal article