Sanches, TatianaAntunes, Maria Da LuzLopes, Carlos2023-05-162023-05-162023Sanches, T., Antunes, M. L., Lopes, C.(2023). Literacia da informação e pensamento crítico no Ensino Superior: combater a desinformação: relatório final do projeto [ebook]. BAD. https://doi.org/10.48798/ebooksbad.23http://hdl.handle.net/10400.12/9163Atualmente o contexto informacional é marcado por uma proliferação de informações e notícias provenientes de várias fontes, incluindo meios de comunicação tradicionais, redes sociais, blogs e outros canais online. A disseminação rápida e ampla de informações, muitas vezes acompanhada pela desinformação, pode criar desafios significativos para os cidadãos na sua busca por informações precisas e confiáveis. A desinformação, definida como o conjunto de informações falsas ou enganosas deliberadamente divulgadas com o objetivo de enganar, também é um desafio no contexto informacional em Portugal, assim como em muitos outros países ao redor do mundo. A desinformação pode ser disseminada em várias áreas, como política, saúde, ambiente, economia e noutras matérias importantes, e pode ter consequências negativas para a sociedade, incluindo a formação de opiniões distorcidas, a polarização e a perda de confiança nas instituições e nos media. No entanto, também há esforços para combater a desinformação e promover a literacia da informação em Portugal. Organizações da sociedade civil, instituições de ensino, entidades governamentais e outras partes interessadas têm trabalhado na promoção de habilidades de literacia da informação, educação mediática e consciencialização sobre a desinformação. Isso inclui o desenvolvimento de programas educacionais, a promoção de ferramentas de verificação de factos, a realização de campanhas de sensibilização e a promoção de princípios éticos na disseminação de informações. É importante notar que o contexto informacional está em constante evolução e pode variar ao longo do tempo e em diferentes contextos. É fundamental que os cidadãos estejam cientes dos desafios associados à desinformação e desenvolvam habilidades de literacia da informação para avaliar criticamente as informações que encontram, verificar a confiabilidade das fontes e formar opiniões informadas com base em evidências confiáveis. Foi este o contexto que mobilizou os autores do presente livro a desenvolver o Projeto Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior: Combater a Desinformação. Introdução Literacia da Informação e pensamento crítico nporLiteracia da informação e pensamento crítico no Ensino Superior: combater a desinformação: relatório final do projetoother