Juhos, CsongorFerreira, Diana Isabel Tereso2020-02-062020-02-062019-12-11http://hdl.handle.net/10400.12/7382Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de Grau Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Enquadramento: Os estilos parentais influenciam o desenvolvimento da criança e do adolescente, podendo ser um fator protetor ou de risco para a sua saúde mental. A literatura tem mostrado que existe uma relação entre os estilos parentais (democrático, autoritário, permissivo, negligente) e a ansiedade social e autoestima das crianças e adolescentes. Esta investigação tem como principal objetivo perceber de que forma cada estilo parental influencia o nível de ansiedade social e autoestima numa amostra de adolescentes. Metodologia: Nesta investigação participaram 73 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP); Escala de Ansiedade Social para Adolescentes (SAS-A); Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES). Resultados: Tendo em conta os resultados, verifica-se que: (1) o estilo autoritário leva a um nível mais elevado de ansiedade social, enquanto o estilo negligente leva a um menor nível; o estilo permissivo leva a níveis mais elevados de autoestima, enquanto o estilo autoritário leva a níveis mais reduzidos; (2) o estilo autoritário leva a maiores níveis de ansiedade social nas três subescalas; (3) as raparigas apresentam maiores níveis de ansiedade social e menores níveis de autoestima do que os rapazes; (4) o nível de ansiedade social é mais elevado no 8º ano e mais reduzido no 10º ano; o nível de autoestima é mais elevado no 10º ano e mais reduzido no 7º ano; (5) existem diferenças na perceção do estilo parental nos dois grupos etários; (6) viver com a mãe leva a maiores níveis de ansiedade social e menores níveis de autoestima do que viver com família alargada.Background: Parenting styles influence the development of children and adolescents and may be a protective or risk factor for their mental health. The literature has shown that there is a relationship between parenting styles (authoritative, authoritarian, permissive, negligent) and the social anxiety and self-esteem of children and adolescents. This research aims to understand how each parenting style influences the level of social anxiety and self-esteem in a sample of adolescents. Methodology: 73 adolescents aged 12 to 18 years participated in this research. The following instruments were used: Parental Educational Styles Questionnaire (QEEP); Social Anxiety Scale for Adolescents (SAS-A); Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES). Results: Given the results, it appears that: (1) the authoritarian style leads to a higher level of social anxiety, while the negligente style leads to a lower level; permissive style leads to higher levels of self-esteem, while authoritarian style leads to lower levels; (2) authoritarian style leads to higher levels of social anxiety in all three subscales; (3) girls have higher levels of social anxiety and lower levels of self-esteem than boys; (4) the level of social anxiety is highest in grade 8 and lowest in grade 10; the level of self-esteem is highest in grade 10 and lowest in grade 7; (5) there are differences in the perception of parenting style in both age groups; (6) living with a mother leads to higher levels of social anxiety and lower levels of self-esteem than living with an extended family.porEstilo parentalAdolescênciaAnsiedade socialAutoestimaParental styleAdolescenceSocial anxietySelf esteemInfluência do estilo parental nos níveis de ansiedade social e autoestima em adolescentesmaster thesis202370321