Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesSoares, Francisca2018-11-092018-11-092018-10http://hdl.handle.net/10400.12/6703Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoA parceria escola família é apresentada neste relatório sob a ótica da importância do envolvimento parental com a escola para o desenvolvimento das crianças. De facto, na linha do que vários autores dizem, defendemos que esta parceria é um fator que não só melhora o interesse das crianças nos conteúdos trabalhados em contexto escolar, como também contribui para o equilíbrio e bem-estar psicológico das crianças, tornando-as mais autoconfiantes e mais capazes de interagir socialmente. A importância da família no crescimento das crianças reflete-se quer na felicidade demonstrada por aquelas quando veem os pais na escola, a realizar uma atividade, quer quando, em brincadeiras livres, reproduzem o quotidiano familiar. A observação de atividades e a realização de entrevistas constituíram opções metodológicas fulcrais para conseguirmos pôr em prática os objetivos que, a partir das dificuldades sentidas na Instituição, estabelecemos neste trabalho: refletir sobre estratégias educativas; pôr em prática novas estratégias de parceria; levar a escola a casa.ABSTRACT: The family school partnership is presented in this report under the view of the importance of parental involvement with the school for children's development. In fact, in the line with what many authors say, we argue that this partnership is a factor that not only improves children's interest in themes worked in school context, but also contributes to children's psychological balance and well-being, making them more self-confident and more capable of social interaction. The impact of family in the growth of children is reflected both in the happiness shown when they see their parents in school carrying out an activity, or when they reproduce the daily life of the family. The observation of activities and the interviews were key methodological options to achieve the purpuses that, forasmuch as the difficulties felt in the Institution, we established: first, to reflect on educational strategies; second, to implement new partnership strategies; third, to take the school home.porEscolaFamíliaParceriaComunicaçãoParticipaçãoSchoolFamilyPartnershipCommunicationParticipationParceria escola famíliamaster thesis201986108