Gaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca2017-12-122017-12-122004Análise Psicológica, 22(1), 119-138.0870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/5958Neste artigo fundamentamos e descrevemos uma investigação concebida para analisar o papel do nome dos números de dois dígitos, em português, no desenvolvimento numérico de crianças em idade pré-escolar. O nome dos números de dois dígitos é considerado do ponto de vista da clarificação que oferecem sobre a sua composição como conjuntos de dezenas e de unidades. Este estudo enquadra-se num projecto de investigação mais amplo, designado Projecto Mais-Pais.In this article we present the theoretical support and describe a research study which was concerned to analyse the role of Portuguese names for two-digit numbers on the numerical development of pre-school age children. The name for two-digit numbers was considered according how they clearly show their composition as a collection of multiples of ten and of units. This study was part of a more vast research project: Mais-Pais Project.porDesenvolvimento numéricoContagem abstractaNomes dos númerosCriançasPré-escolaProjecto Mais-PaisNumerical developmentAbstract countingNames of numbersChildrenPre-school“Mais-Pais Project”Aprender a contar, aprender a pensar: As sequências numéricas de contagem abstracta construídas por crianças portuguesas em idade pré-escolarjournal article