Agra, SandraSilva, Carlos Fernandes daSantos, PaulaFeliciano, FátimaPortugal, GabrielaTavares, RolaCarvalho, LeonorBicho, AdelaideCláudia, RodriguesSimões, Orlanda2017-05-192017-05-192012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1763-1774). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/5482O presente estudo*** tem como finalidade estudar a utilização do método Video Home Training/Video Interaction Guidance, em contexto de Intervenção Precoce na Infância (IPI), ao nível do desenvolvimento de competências relacionais dos profissionais de IP e das famílias das crianças por eles apoiadas. As variáveis identificadas nos profissionais são a ‘vulnerabilidade ao stresse’ e o ‘desempenho em IP, nas dimensões de estimulação, sensibilidade e promoção da autonomia (das famílias)’. Neste artigo, apresentamos os dados do grupo de intervenção (IPI distrito de Aveiro), e dos grupos de controlo (IPI dos distritos de Coimbra e Portalegre), nos anos 2010 e 2011. Verifica-se que, tanto os níveis de stresse, como os de desempenho em IPI, apresentam evolução positiva, sendo a diferença mais notória no distrito de Aveiro. Este facto poderá estar relacionado com a supervisão VIG que os profissionais de IPI Aveiro estão a receber.porIntervenção precoceVídeo home trainingVideo interaction guidanceSupervisãoDesenvolvimento profissional"Vulnerabilidade ao stresse e auto-avaliação do Desempenho dos profissionais de IP na interação com o VIG”conference object