Teles, Paula2017-05-102017-05-102012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1095-1112). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/5446Este artigo apresenta o Método Fonomímico Paula Teles® e o seu enquadramento teórico. O Método Fonomímico Paula Teles® é um método fónico-silábico e multissensorial de desenvolvimento das competências fonológicas, de ensino e reeducação da leitura e da escrita. Foi elaborado com base nos resultados da investigação neurocientífica, sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita, no estudo e experiência profissional da autora, professora e psicóloga educacional, que ao longo de mais de quatro décadas tem exercido funções na avaliação, ensino e reeducação de crianças e jovens com perturbações de leitura e escrita. Propõe-se ser um contributo para a divulgação do conhecimento científico atualizado sobre a génese das dificuldades subjacentes à aquisição da leitura e da escrita e apresentar estratégias de ensino facilitadoras destas aprendizagensporMétodo fonomímico Paula Telesconference object