Amante, Lúcia da Graça2017-01-282017-01-281989Análise Psicológica, 7, 491-480.0870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/5232Neste trabalho pretendeu-se estudar as características dos textos livres produzidos ao longo de um ano lectivo por um grupo de crianças do 2º Ano de Escolaridade. Esta análise centrou-se em dois aspectos: A Enunciação (estudo das relações que se estabelecem entre o enunciador e o enunciado por ele produzido) e a Predicação (estudo do tipo de acções desenvolvidas no enunciado pelo sujeito principal). Na Enunciação os resultados obtidos mostraram que as crianças desta idade (7/8 anos) e deste nível escolar escrevem essencialmente textos do tipo DISCURSO embora ao longo do ano lectivo se verifique uma tendência acentuada para o aumento da produção de textos tipo HISTÓRIA. Viu-se ainda que as crianças denotam preferência por determinados indicadores enunciativos consoante o tipo de texto que produzem. Quanto á Predicação, nos textos DISCURSO, surgiu-nos uma grande categoria a que chamámos DISCURSO DO QUOTIDIANO já que os textos nele inseridos reenviavam para acontecimentos do dia a dia da criança. Nos textos HISTÓRIA, o destaque vai para o grupo predicativo AGON e PHILIA que nos reenvia para textos que traduzem uma relação social de conflito (AGON) ou amigável (PHILIA). A este nível são particularmente notórias as diferenças quantitativas e qualitativas registadas entre sexos.porInexistenteO texto livre em crianças do 2º ano de escolaridade: A enunciação e a predicaçãojournal article