Pereira, Maria GouveiaMatias, Joana Mendes Pires Cardoso2025-01-302025-01-302024-12-05http://hdl.handle.net/10400.12/10317Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Os meios social e familiar em que o adolescente está inserido influenciam o seu desenvolvimento identitário. Em situações em que este desenvolvimento identitário é desadaptativo (elevada exploração ruminativa), o adolescente procura incessantemente novos sistemas e aspetos com os quais se identificar. Os comportamentos autolesivos (CAL) apresentam uma prevalência relevante na população portuguesa adolescente e no início da idade adulta. A internet surgiu nos últimos anos e ocupa atualmente um papel central na vida dos adolescentes e jovens adultos, particularmente em indivíduos com história de CAL que utilizam a internet para realizar atividades sobre os CAL. A presente dissertação pretendeu explorar de que modo a coesão familiar e a identificação com a família se relacionam com a procura de identificação com outros sistemas, neste caso a internet, e além disso, qual o impacto desta procura nas atividades online relativas aos CAL. Observou-se que: a identificação à família atua como mediador parcial na relação entre a coesão familiar e a frequência de atividades online sobre CAL; e que a atividade mais frequente foi a visualização de conteúdos sobre CAL. As limitações deste estudo salientam a necessidade de realizar mais estudos sobre estas atividades e a população que as realizaABSTRACT: The social and familiar environments that the adolescent is part of influence their identity development. In cases where this development is maladaptive (high ruminative exploration), the adolescent seeks relentlessly for new systems and aspects to identify with. The Self-Injurious Behaviours (SIB) have a relevant prevalence in the adolescent and young adults of the Portuguese population. The internet has come about in the last few years and occupies nowadays a central part in the life of adolescents and young adults, particularly when it comes to individuals with a history of SIB that use the internet to fulfil activities about SIB. The present dissertation intends to explore how family cohesion and family identification relate to the search for identification with other systems, in this case the internet, and furthermore, what is the impact of this search in the online activities regarding SIB. It was observed that: family identification acts as a partial mediator of the relationship between family cohesion and the frequency of online activities about SIB; and that the most frequent activity was the visualization of content about SIB. This study’s limitations emphasize the necessity to perform more studies about these activities and the population that executes them.porCALAtividades online sobre CALDesenvolvimento da identidadeCoesão familiarSIBOnline activities about SIBIdentity developmentFamily cohesionO impacto da coesão familiar no desenvolvimento da Identidade e nas atividades online sobre CAL em adolescentes e jovens adultosmaster thesis203800567