Afonso, Andreia de Fátima LinoCosta, José Carlos Gomes daAntunes, Maria Cristina Quintas2017-02-202017-02-202012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.117-133). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/5284O sentimento de competência parental é definido como a perceção que os pais ou cuidadores possuem quanto à sua competência enquanto pais; e pode estar associado com o apoio social e a autoestima dos mesmos. Além disso, de acordo com diversos autores, as atitudes e o clima familiar influenciam o rendimento escolar dos filhos. Este estudo pretendeu investigar a relação entre o sentimento de competência educativa parental (que engloba a autoeficácia parental e a satisfação parental), o apoio social e a autoestima dos pais com o rendimento escolar dos filhos e sua autoestima. A amostra foi composta por 272 alunos do ensino básico, com idades compreendidas entre 7 e 16 anos, e 504 pais /encarregados de educação, do interior Norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental – QAECEP (Terrisse & Trudelle, 1988; adaptado por Costa, J. C. et al., 2011), a Escala de Avaliação do Apoio Social – NOS (Vaux, 1988; adaptado por Antunes & Fontaine, 1996, 2010) e a Escala de Autoestima de Rosenberg – RSES (Rosenberg, 1965; adaptado por Santos & Maia, 1999, 2003). Os resultados evidenciam uma relação positiva e significativa entre o sentimento de competência educativa parental e a autoestima dos filhos e ainda com as notas a Matemática. Os resultados abrem um novo espaço para estudos nessa área, e podem contribuir para a formatação de programas de desenvolvimento de competências educativas parentais, considerando-se as mesmas fatores importantes para o desenvolvimento psicológico das crianças.porSentimento de competência educativa parentalAutoestimaRendimento escolarRelação entre o sentimento de competência educativa parental e o rendimento escolar dos alunos do ensino básicoconference object