Morgado, JoséXavier, Carolina Martins da Silva2021-10-212021-10-212021-07-25http://hdl.handle.net/10400.12/8321Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da EducaçãoO presente estudo tem como principal objetivo analisar a perceção parental acerca dos benefícios que a prática desportiva pode ter nos/as seus/suas educandos/as. Para alcançar este objetivo, colocam-se Questões de Investigação que pretendiam verificar quais as perceções dos participantes acerca dos jovens, nas seguintes temáticas: (1) a Atividade Desportiva fora do contexto escolar e o Desenvolvimento Integral; (2) a Atividade Desportiva fora do contexto escolar e o Desenvolvimento das Competências Académicas; (3) a Atividade Desportiva fora do contexto escolar e o Desenvolvimento das Competências Pessoais; (4) a Disciplina de Educação Física e o Desenvolvimento Integral. A amostra deste estudo (N=338), respondeu a um Questionário Online que incluía: um Questionário Sócio-Demográfico e um Questionário, desenvolvido para este estudo, que abordava as temáticas: as Conceções Parentais acerca da Atividade Física/Educação Física, o Apoio Familiar, o Stress e a Perceção de Ameaça, as Competências Académicas e as Competências Pessoais. Os resultados encontrados indicam que os participantes com jovens que praticam Atividade Desportiva fora do contexto escolar percecionam, de uma forma significativamente mais positiva, as suas competências, no que concerne: o seu Desenvolvimento Integral, as suas Competências Académicas e as suas Competências Pessoais. No entanto, o item “Cumprimento das Regras Estabelecidas em Casa”, foi o único onde não se verificaram diferenças significativas nas perceções dos dois grupos. Em estudos futuros, será importante elaborar uma escala validada, que nos permita avaliar a perceção dos pais relativamente à Atividade Desportiva, para se proceder à sensibilização desta população acerca do impacto benéfico desta nos jovens.The main objective of this study is to analyze the parental perception about the benefits that the practice of sports can have on their teenagers. In order to achieve this objective, were raised some Research Questions that intended to verify the participants' perceptions about teenagers, in the following themes: (1) Sports Activity outside the school context and Integral Development; (2) Sports Activity outside the school context and the Development of Academic Skills; (3) Sports Activity outside the school context and the Development of Personal Skills; (4) the Discipline of Physical Education and Integral Development. The sample of this study (N=338) answered an Online Questionnaire that included: a Socio-Demographic Questionnaire and a Questionnaire, developed for this study, which addressed the themes: Parental Conceptions about Physical Activity/Physical Education, Family Support, Stress and Perception of Threat, Academic Skills and Personal Skills. The results found indicate that participants with teenagers who practice Sports Activity outside the school context perceive, in a significantly more positive way, their competences, with regard to: their Integral Development, their Academic Skills and their Personal Skills. However, the item “Compliance with the Rules Established at Home”, was the only one where there were no significant differences in the perceptions of both groups. In future studies, it will be important to develop a validated scale, which will allow us to assess the perception of parents regarding Sports Activity, in order to raise awareness of this population about its beneficial impact on teenagers.porPerceção parentalAtividade desportivaDesenvolvimento integralCompetências académicasCompetências pessoais.Parental perceptionSports activityIntegral developmentAcademic skillsPersonal skillsPerceção parental face aos benefícios da prática desportiva nos/as seus/suas educandos/asmaster thesis202757560