Martinho, Cláudia Sofia de Sousa2017-12-122017-12-122004Análise Psicológica, 22(1), 225-233.0870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/5962A presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada. Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades – grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema. Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente.This paper is based on a study of the role of social interactions between mentally disabled children, with light or moderate mental disabilities. The aim of this study was to understand the dynamics that characterise the interaction between these children and in order to do so the children were asked to solve two problems individually (control group) or in pairs (experimental group). The analysis of the results shows that, in both tasks, the children who worked in interaction (experimental group) presented more cognitive benefits and higher learning in the post-test situation than those who worked individually.porInteracções sociaisSíndroma de DownBenefícios do trabalho de grupoSocial interactionsDown SyndromeBenefits of group workInteracções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagemjournal article