Patrão, Ivone Alexandra MartinsBatista, Hugo João Vieira2020-03-092020-03-092019-12-09http://hdl.handle.net/10400.12/7431Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Em virtude da reduzida investigação feita em Portugal sobre a Perturbação do Jogo pela Internet e considerando que a mesma é definida pela American Psychiatric Association (APA) como ‘condição para investigação futura’, surgiu o presente estudo que tem como objetivo averiguar a correlação entre níveis de depressão, ansiedade, stress, isolamento, insónia, autocontrolo, agressividade, autoestima, motivos para jogar – e três níveis de adição – normal, leve e moderado/severo. Pretende-se compreender se a adição em videojogos tem impacto significativo na saúde mental dos adolescentes e se este difere consoante o nível de adição, ou seja, se quanto maior o nível de adição, maior é, ou não, o impacto na saúde mental. A amostra é composta por 558 adolescentes com idades compreendidas entre 12 e 19 anos. Foi aplicado um protocolo de investigação em diferentes escolas do distrito de Lisboa com a autorização do Ministério da Educação. A partir dos dados recolhidos, foi possível observar que quanto maior o nível de adição maior o nível de depressão, ansiedade, stress, insónia, isolamento e agressividade. Por outro lado, e como era esperado, o autocontrolo e a autoestima revelaram uma correlação negativa. As correlações entre as variáveis psicossociais e o nível de adição apresentaram-se muito significativas (p<0.001). Através da análise de variância foi possível averiguar que existem diferenças muito significativas (p<0.001) entre os três grupos de adição. Os resultados apresentados são concomitantes com a literatura sendo que a severidade da Perturbação do Jogo pela Internet revela ter um impacto negativo na saúde mental dos adolescentes.Due to the reduced research in Portugal on the Internet Gaming Disorder and its status as a 'condition for further study' by the American Psychiatric Association (APA), the present study was developed to ascertain the correlation between the level of depression, anxiety, stress, loneliness, insomnia, self-control, aggression, self-esteem, motives to play – and three levels of addiction – normal, mild and moderate/severe. This study aims to understand whether the level of addiction in video games has a significant impact on the mental health of adolescents and whether this impact differs depending on the level of addiction, i.e. if the higher the level of addiction the greater, or not, the impact on mental health. The sample has 558 adolescents between 12 and 19 years old. An investigation protocol was applied to different schools in the district of Lisbon with the permission of the Ministry of Education. Based on the data collected, it was possible to observe that the higher the level of addiction, the higher the level of depression, anxiety, stress, insomnia, isolation, aggression. On the other hand, as expected, self-control and self-esteem showed a negative correlation. Correlations between the psychosocial variables and the level of addiction were very significant (p <0.001). Through analysis of variance it was possible to verify that there are highly significant differences (p <0.001) among the three groups. The results are concomitant with the literature and that the severity of Internet Gaming Disorder reveals to have a negative impact on the adolescents' mental health.porPerturbação do jogo pela internetAdolescentesDimensões psicossociaisInternet gaming disorderAdolescentsPsychosocial dimensionsPerturbação do jogo pela internet em adolescentes: diferenças entre três níveis de adiçãomaster thesis202384578