Martins, CarlaBarreto, Ana LuísaCastiajo, Paula2015-01-242015-01-242014Análise Psicológica, 32, 377-3920870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/3339A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.ABSTRACT: Theory of mind, as a sociocognitive developmental milestone emerging in the preschool years, is defined as the ability to understand and attribute mental states – desires, cognitions, beliefs and emotions – to oneself and to others, which allows for the prediction and interpretation of others’ behavior (Astington & Barriault, 2001). But how is theory of mind characterized, in normative development, across the lifespan? And how is it assessed? The present paper aims to answer both of these questions through a theoretical revision of this construct in the context of the normative development during school age, adolescence and adulthood, and a synthesis of the main methodologies developed for its assessment.porTeoria da menteIdade escolarAdolescênciaIdade adultaAvaliaçãoTheory of mindSchool ageAdolescenceAdulthoodAssessmentTeoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo : Da idade escolar até à idade adultajournal article