Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisLopes, Mónica Alexandra Pinto2019-03-272019-03-272016-04-02http://hdl.handle.net/10400.12/6968Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Psicologia especialidade em Psicologia Social e das OrganizaçõesEste relatório representa o produto final de uma caminhada que engloba, todo um trabalho teórico e prático desenvolvido ao longo do meu percurso profissional, aliado à experiência pessoal. Tem como fim específico possibilitar boas práticas e abrir as portas para a reintegração de crianças/jovens na escola, no intuito de ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e pessoal, colaborar para diminuir a evasão, a repetência e a violência no contexto educacional. É indispensável capacitar as crianças/jovens para aprenderem durante toda a vida, preparando-os para todos os estádios do seu desenvolvimento. A promoção de competências pessoais e sociais tem como objetivo geral ajudar os indivíduos no desenvolvimento de tais capacidades, permitindo-lhes uma reflexão sobre o modo de se relacionarem consigo mesmo, com os outros e com as situações do dia-a-dia, encontrando alternativas adequadas a cada situação. Neste sentido urge criar ações e atividades promotoras de relações positivas entre os pares, conducentes à prevenção de comportamentos de risco. À semelhança do que acontece com as teorias e com os modelos preventivos, existe uma grande diversidade de programas que visam minimizar os fatores de risco, bem como promover/incrementar fatores protetores da população escolar. Assim, e de modo a promover-se um trabalho individualizado de inclusão, é essencial que numa sociedade inclusiva e crente no ideal da cidadania plena, se desenvolva um trabalho de continuidade promotor de uma relação de confiança.porPrevençãoContexto escolarPromoção de competênciasAjustamento social e promoção de competênciasmaster thesis