Sánchez-Miguel, EmilioGarcía Pérez, José RicardoGonzalez, António José C. A.2012-11-172012-11-171999Revista Portuguesa de Pedagogia, 33 (3), 27-520870-418http://hdl.handle.net/10400.12/1823Este artigo dedica-se a apresentar os resultados de um trabalho experimental e de um conjunto de estudos observacionais relacionados com o estudo da compreensão de textos. No trabalho experimental, os autores investigaram o impacto de um sistema de apoios/mediações, oferecido antes e durante a leitura, na compreensão de um texto, medida a diferentes níveis. Depois de analisado o seu principal resultado - a constatação de que, para serem úteis, as ajudas a dar aos leitores remetem para uma grande exigência e disponibilidade por parte do/a professor/a - os autores passam a comentar a questão das dificuldades sentidas pelos/as professores/ as para pôr em prática as propostas provenientes dos marcos teóricos vigentes sobre interacções professor/a - alunos e compreensão de textos.porLeitura conjunta: Limitações e possibilidadesjournal article