Fidalgo, ZildaMinas, Mafalda Guerra Da Gama2016-09-302016-09-302008http://hdl.handle.net/10400.12/4941Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O presente estudo teve como objectivo analisar se existem diferenças significativas no desempenho das crianças nas tarefas de resolução e explicação das falsas crenças e na compreensão de verbos metacognitivos entre os 3 e os 5 anos de idade, e simultaneamente perceber qual a relação entre as variáveis citadas anteriormente. Neste estudo participaram um total de 26 crianças, que frequentavam um jardimde- infância na Parede. As crianças têm idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, sendo 12 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Para a realização do presente estudo foram aplicados três instrumentos, as Provas de Linguagem (nomeadamente o sub-teste da nomeação) de Inês Sim-Sim (2004), a Bateria de Predição das Falsas Crenças (Winner & Perner, 1983, cit. por Astington & Peskin, 2004), a Bateria Explicativa das Falsas Crenças (Astington & Peskin, 2004), e o teste da Compreensão de Verbos Metacognitivos (Astington & Peskin, 2004). Através da análise dos resultados verificaram-se diferenças significativas entre todas as variáveis (linguagem, resolução das falsas crenças, explicação das falsas crenças e compreensão dos verbos metacognitivos) nos três grupos etários, assim como também se verificaram correlações significativas entre todas as variáveis na amostra total. O presente estudo revela que a linguagem se relaciona com o desenvolvimento da teoria da mente, no entanto não é demonstrada a natureza da direcção desta relação.porLinguagemTeoria da menteFalsas crençasTeoria da mente e linguagem metacognitiva em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idademaster thesis