Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deCaldeira, Ana Carolina Guedelha2022-01-212022-01-212021-10-29http://hdl.handle.net/10400.12/8445Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaIntrodução: a linguagem é um fator crucial no desenvolvimento e aprendizagem, pois o seu domínio apresenta-se como um dos fatores essenciais para a sobrevivência na atualidade e compromete a plena integração na vida social. Objetivo: Este estudo pretende investigar se a escolaridade influencia a performance nas variáveis do Teste de Nomeação de Objetos de Viena. Resultados: Os resultados evidenciaram que adultos mais escolarizados têm uma performance melhor do que adultos menos escolarizados no Teste de Nomeação de Objetos de Viena. Conclusões: o presente estudo confirmou a influência da escolaridade na performance em tarefas de avaliação da nomeação de objetos.Introduction: language is a crucial factor during development and in learning, as an essential factor that enables a full integration in social life. Objective: This study will investigate whether education influences the performance in the Vienna Object Naming Test. Results: The results showed that higher educated adults performed better than less educated adults in the Vienna Object Naming Test. Conclusions: the present study confirmed the role of education in the performance of naming tests.porLinguagemEscolaridadeNomeaçãoSemânticaLexicalLanguageEducationNamingSemanticsLexicalO Impacto da escolaridade na performance no Teste de Nomeação de Objetos de Viena - WOBTmaster thesis202834476