Santos, Ana Alexandra Carvalheira dosAngeli, Ana Paula Jacinto Corrêa de2024-01-102024-01-102024-01-082024-01-10http://hdl.handle.net/10400.12/9454Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Ana Alexandra, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.As atitudes menstruais são reflexos da perceção dos construtos socioculturais e tem grande peso na vida das mulheres durante seus ciclos reprodutivos. Ainda nos dias de hoje os temas referentes ao corpo genital feminino e à menstruação, são permeados por grande tabu. Entender como o um maior conhecimento do corpo genital feminino e do ciclo menstrual impactam de forma positiva as experiências de embodiment e, portanto, em melhores atitudes menstruais foi o objetivo deste estudo. Foi realizada uma análise correlacional com o grupo de 555 mulheres e uma regressão múltipla com 455 mulheres brasileiras e portuguesas, entre 18 a 49 anos exclusivamente ou maioritariamente heterossexuais. O resultado mais importante neste estudo foi a evidente relação direta entre o conhecimento do corpo genital e as melhores experiências de embodiment, que consequentemente resulta em atitudes menstruais mais positivas. Este estudo tem implicações clínicas, sociais e educacionais relevantes. A educação menstrual é uma oportunidade de viabilizar às meninas e mulheres compreensões mais precisas e melhores sobre seus corpos genitais.ABSTRACT: Menstrual attitudes reflect the perception of sociocultural constructs and have a major impact on women's lives during their reproductive cycles. Even today, topics relating to the female genital body and menstruation are permeated by great taboo. The aim of this study was to understand how greater knowledge of the female genital body and the menstrual cycle has a positive impact on embodiment experiences and therefore on better menstrual attitudes. A correlational analysis was carried out with a group of 555 women and a multiple regression with 455 Brazilian and Portuguese women between the ages of 18 and 49 who were exclusively or mostly heterosexual. The most important result of this study was the obvious direct relationship between knowledge of the genital body and better embodiment experiences, which consequently results in more positive menstrual attitudes. This study has relevant clinical, social and educational implications. Menstrual education is an opportunity to enable girls and women to have more accurate and better understanding of their genital bodies.porConhecimento genitalAtitudes menstruaisEmbodimentMulheresgenital knowledgeMenstrual attitudesEmbodimentWomenConhecimento genital e atitudes menstruais em mulheres portuguesas e brasileirasmaster thesis203458680