Gaitas, Sérgio Miguel ProtásioPipa, Joana2012-08-032012-08-032012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 779-794). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/1606O acolhimento e a resposta educativa de qualidade à diversidade dos alunos no contexto de sala de aula constituem-se como um grande desafio à comunidade educativa que, ao ser vencido, fará com que a qualidade na educação seja possível para todos os alunos, sem excepção (Morgado, 2004). Contudo, a organização do trabalho por parte dos professores parece ser desadequada aos objectivos educativos. Os professores habituaram-se a dar lições a todos os alunos ao mesmo ritmo e em simultâneo (Niza, 1998).O nosso objectivo foi o de avaliar a percepção de dificuldade sentida por professores na implementação de práticas de trabalho diferenciadas e verificar as diferenças existentes em função do tempo de experiência docente e da frequência em formações relacionadas com a actividade docente. Participaram neste estudo 182 professores a leccionar no 2º e 3º ciclos do ensino básico. Foi utilizado para recolha de dados um questionário adaptado e validado a partir do questionário de Morgado (2003). Três estruturas de práticas independentes foram reveladas a partir de uma análise factorial. Por ordem crescente de dificuldade atribuída foram: a) feedback do professor; b) organização das actividades e c) diferenciação do trabalho. Verificaram-se diferenças na variável tempo de experiência docente e frequência em actividades de formação na dimensão organização das actividades. Não houve efeito de interacção entre as duas variáveis.porDificuldade sentida por professores do 2º e 3º ciclos na implementação de práticas pedagógicas diferenciadasconference object