França, Ana2017-02-222017-02-222012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.239-246). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/5294Nesta comunicação vamos abordar o contexto da Expressão Dramática no âmbito da educação pré-escolar, através do relato e apresentação de um projeto, intitulado Vem aí o Lobo Mau! Fujam!, desenvolvido por um grupo de crianças de quatro anos, do Jardim de Infância O Girassol, na cidade do Funchal. A Expressão Dramática enquanto atividade decorre de situações da vida real, transparecendo o mundo das vivências, a cultura das crianças. Desde que existem crianças existe o jogo de faz-de-conta, a fantasia, a imaginação e o desempenho mental de papéis fictícios (Sousa, 2003). Na intervenção com crianças, os educadores projetam as suas práticas pedagógicas, planificam com elas trajetórias promotoras de desenvolvimento, aprendizagem e sucesso. Estes agem com intencionalidade educativa, valorizando simultaneamente e de forma negociada, o “brincar a valer”, proporcionando ações com prazer, com criatividade, com espontaneidade e autenticidade. Na Expressão Dramática todos os problemas e conflitos, têm solução. É só usar a imaginação! A Expressão Dramática é um espaço onde múltiplas linguagens, de forma intencional, confluem para a criação do contexto educacional (Melo, 2005).porEducação pré-escolarExpressão dramáticaAprendizagemA expressão dramática no jardim de infância: Vem aí o lobo mau! Fujam!conference object