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Atitudes, crenças, conhecimentos e competências de pais, professores e crianças do 1º ciclo: Após aplicação de programa de prevenção dos abusos sexuais de crianças
dc.contributor.author | Henriques, Paula Cristina Abrantes | |
dc.date.accessioned | 2011-06-29T20:19:45Z | |
dc.date.available | 2011-06-29T20:19:45Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Comunitária | por |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objectivo perceber quais as Atitudes, Crenças, Conhecimentos e Competências que os Pais, Professores e Crianças do 1o Ciclo possuem acerca da Prevenção do Abuso Sexual de Crianças em Idade Pré-Escolar após a comparência de um programa de Prevenção. Trata-se assim de um estudo exploratório de carácter preventivo. Os instrumentos para Pais e Professores que foram utilizados para a realização deste trabalho (Ver Anexo A) procederam do estudo: Sexual Abuse Prevention for Preschoolers: A Survey of Parents's Behaviors, Altitudes, and Beliefs (Wuntele, Kvatemick & Franklin, 1992), publicado no Journal of Child Sexual Abuse. Com o intuito de complementar os questionários originais, foram acrescentadas outras questões, provenientes do Child Abuse Knowledge Questionnaire (Hibbard, R. A., & Zollinger, T. W., 1990), do Child Abuse Myth Scale (Collings, Steven, J., 1997), e também do CAP - The Child Assault Prevention Project. Foram instrumentos adaptados pela Associação Portuguesa para o Estudo e Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças (APPEPASC), para tornar mais enriquecedora a análise e realização do presente estudo. Verificou-se que o Programa de Prevenção ao qual participaram os pais, professores e crianças, foi de extrema utilidade na aquisição de conhecimentos relativamente aos programas de prevenção do abuso sexual de crianças em idade pré-escolar, nomeadamente nas competências importantes a ser ensinadas às crianças, no entanto, evidenciou-se ainda algumas dúvidas em questões mais específicas, especialmente no que se refere a mitos sobre os abusos, evidenciando que é difícil desenraizar opiniões formadas. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/587 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia comunitária | por |
dc.subject | Adultos | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Crenças | por |
dc.subject | Abusos sexuais | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.subject | Desenvolvimento psicológico | por |
dc.subject | Avaliação do programa | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Instrumentos | por |
dc.subject | Community psychology | por |
dc.subject | Attitudes | por |
dc.subject | Teachers | por |
dc.subject | Beliefs | por |
dc.subject | Sexual abuse | por |
dc.subject | Prevention | por |
dc.subject | Psychological development | por |
dc.subject | Program evaluation | por |
dc.subject | Sexuality | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.title | Atitudes, crenças, conhecimentos e competências de pais, professores e crianças do 1º ciclo: Após aplicação de programa de prevenção dos abusos sexuais de crianças | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |