Repository logo
 
Publication

Atitudes, crenças, conhecimentos e competências de pais, professores e crianças do 1º ciclo: Após aplicação de programa de prevenção dos abusos sexuais de crianças

dc.contributor.authorHenriques, Paula Cristina Abrantes
dc.date.accessioned2011-06-29T20:19:45Z
dc.date.available2011-06-29T20:19:45Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Comunitáriapor
dc.description.abstractEste trabalho tem como objectivo perceber quais as Atitudes, Crenças, Conhecimentos e Competências que os Pais, Professores e Crianças do 1o Ciclo possuem acerca da Prevenção do Abuso Sexual de Crianças em Idade Pré-Escolar após a comparência de um programa de Prevenção. Trata-se assim de um estudo exploratório de carácter preventivo. Os instrumentos para Pais e Professores que foram utilizados para a realização deste trabalho (Ver Anexo A) procederam do estudo: Sexual Abuse Prevention for Preschoolers: A Survey of Parents's Behaviors, Altitudes, and Beliefs (Wuntele, Kvatemick & Franklin, 1992), publicado no Journal of Child Sexual Abuse. Com o intuito de complementar os questionários originais, foram acrescentadas outras questões, provenientes do Child Abuse Knowledge Questionnaire (Hibbard, R. A., & Zollinger, T. W., 1990), do Child Abuse Myth Scale (Collings, Steven, J., 1997), e também do CAP - The Child Assault Prevention Project. Foram instrumentos adaptados pela Associação Portuguesa para o Estudo e Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças (APPEPASC), para tornar mais enriquecedora a análise e realização do presente estudo. Verificou-se que o Programa de Prevenção ao qual participaram os pais, professores e crianças, foi de extrema utilidade na aquisição de conhecimentos relativamente aos programas de prevenção do abuso sexual de crianças em idade pré-escolar, nomeadamente nas competências importantes a ser ensinadas às crianças, no entanto, evidenciou-se ainda algumas dúvidas em questões mais específicas, especialmente no que se refere a mitos sobre os abusos, evidenciando que é difícil desenraizar opiniões formadas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/587
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia comunitáriapor
dc.subjectAdultospor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectCrençaspor
dc.subjectAbusos sexuaispor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectDesenvolvimento psicológicopor
dc.subjectAvaliação do programapor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectCommunity psychologypor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectBeliefspor
dc.subjectSexual abusepor
dc.subjectPreventionpor
dc.subjectPsychological developmentpor
dc.subjectProgram evaluationpor
dc.subjectSexualitypor
dc.subjectInstrumentspor
dc.titleAtitudes, crenças, conhecimentos e competências de pais, professores e crianças do 1º ciclo: Após aplicação de programa de prevenção dos abusos sexuais de criançaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM HENR-PC1.pdf
Size:
11.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: