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As salas de espera em unidades públicas de saúde e a sua potencialidade na promoção de Literacia em Saúde

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O presente trabalho aborda o potencial das salas de espera em unidades públicas de saúde como espaços privilegiados para promoção de saúde e para o aumento da literacia em saúde. As salas de espera em unidades de saúde hospitalar pública são espaços abertos a todos os utentes, onde os mesmos aguardam por consultas de saúde. O tempo de espera aqui despendido pode ser otimizado e utilizado de forma mais útil e vantajosa para todos – utentes, sistema de saúde, profissionais de saúde. Este trabalho realiza uma análise sobre a qualidade dos espaços de espera e circulação em unidades de saúde, e recolhe informação sobre como estes espaços são atualmente utilizados para promover informação sobre saúde. Numa primeira fase deste trabalho foi desenvolvido um instrumento e aplicado em cinco unidades públicas de saúde. Na segunda fase do trabalho, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a utentes de unidades públicas de saúde que tivessem frequentado uma unidade pública de saúde há menos de um ano. Nessas entrevistas, foram recolhidas as opiniões, perceções e atitudes dos utentes sobre os espaços de espera e circulação e sobre informação em saúde partilhada nesses espaços. Os dados revelam que, de modo geral, as unidades de saúde encontram-se bem equipadas e oferecem um ambiente estável e confortável, existindo, no entanto, alguns aspetos que podem ser otimizados, como os meios de comunicação utilizados para promover informação em saúde, aumento de atividades promovidas por profissionais de saúde, decoração, música ambiente, disponibilização de informação sobre a organização, instituição, direitos e deveres dos utentes, informação em braille, atividades a desenvolver pelos profissionais e forma de participação. De modo geral, os utentes apresentam-se medianamente satisfeitos com a sala de espera da sua unidade pública de saúde, apontando como aspetos positivos mais importantes a luz natural, espaço e tamanho da sala, limpeza e existência de máquina de água e café; como aspetos negativos, o conforto das cadeiras, a forma de chamar o utente, temperatura, falta de decoração e falta de privacidade no atendimento administrativo. Este trabalho oferece uma perspetiva holística com base em observação direta e indireta dos espaços de espera em unidades públicas de saúde. É disponibilizado um instrumento que pretende funcionar como ferramenta interna de apoio à autogestão da qualidade e melhoria contínua dos espaços de espera.

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Keywords

Sala de espera Literacia em saúde Educação em saúde Promoção de saúde Comunicação

Citation

In C. Lopes & C. V. Almeida (Coords.), Literacia em saúde na prática (pp. 149-184). Lisboa: Edições ISPA [ebook].

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Edições ISPA